O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de fortalecimento de marca, captação e fidelização de clientes, e construção de autoridade. Partindo de uma premissa simples: quem quer se manter relevante no mercado, tem que produzir conteúdo relevante.
E não basta produzir conteúdo avulso, sem estratégia e genérico: para de fato alcançar bons resultados, o conteúdo precisa fazer sentido para o seu público. Se você ainda sabe pouco a respeito do Marketing de Conteúdo e sua importância, leia o post que preparamos para você entender melhor esse pilar fundamental do marketing atual.
O que é o Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo, como o próprio nome denuncia, foca em gerar conteúdo relevante para os clientes e potenciais clientes do seu negócio, através de publicações nas redes sociais, posts em blogs, materiais ricos, webinars, tutoriais, e muitas outras alternativas.
É importante salientar que o Marketing de Conteúdo não é focado especificamente em vender ou falar bem do seu produto, mas em agregar conhecimento, valor e oferecer soluções para diversas dores do seu cliente, que podem estar relacionadas ao que você oferece.
O Marketing de Conteúdo não funciona como aquele marketing antigo, em que o importante era falar exaustivamente dos benefícios do produto ou serviço: o cliente atual não é mais seduzido por isso.
Como funciona o Marketing de Conteúdo
O seu cliente ou potencial cliente tem sempre uma dor, mesmo que ele ainda não saiba disso. O Marketing de Conteúdo “toca nessa ferida”: ele aponta o problema e oferece a solução. Mas claro, ninguém é convencido assim de primeira. Por isso que um bom Marketing de Conteúdo é construído, como camadas.
Primeiro passo: defina o público alvo e a persona
O conceito de público alvo e persona podem soar parecidos, mas são bem diferentes na prática. Só esse assunto já daria um outro post aqui no nosso blog, mas o que você precisa saber é que esses dois termos se referem a para quem vai ser feito o seu conteúdo. Não
dá para fazer um conteúdo genérico, visando qualquer pessoa em qualquer lugar. Além de ficar superficial demais, o conteúdo acaba se tornando ineficaz, se construído dessa maneira.
Segundo passo: planeje
Faça um levantamento de dados e entenda que conteúdo o seu público em potencial já está consumindo, qual o gap, ou seja, qual “brecha” você pode usar para inovar, qual vai ser o tom de voz, o gênero textual e as plataformas utilizadas para dar suporte ao seu conteúdo.
LEIA MAIS: Planejamento: o melhor caminho para o seu negócio
Terceiro passo: produza conteúdo de qualidade
Embora a constância e a frequência sejam importantes, a qualidade é ainda mais. Não adianta despejar conteúdo aos montes se a qualidade não for boa. E tudo bem se não for perfeito: especialmente no início, é normal que você vá ajustando o que perceber que não deu certo.
Quarto passo: analise os resultados
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia orgânica, e seus resultados não costumam ser imediatos. Na verdade, às vezes pode ser difícil obter a percepção de valor através de métricas, pois o Marketing de Conteúdo atua em valores intangíveis, como brand awareness, educação de mercado, lifetime value, entre outros conceitos.
Entretanto, existem alguns parâmetros que podem ser observados, como o engajamento com as redes sociais, os acessos às páginas, aberturas de e-mails, geração de leads, entre outros.
Quais as vantagens do Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de atrair e reter clientes de forma orgânica, e alguns dos benefícios de adotar essa estratégia são:
Aumenta o tráfego de visitantes no seu site
O Google é o maior site de buscas do mundo, e é nele que a maioria das pessoas tira suas dúvidas, realiza suas pesquisas e procura por informações, produtos, serviços e novidades. O Google coloca nos melhores resultados de busca aqueles sites que produzem conteúdo
relevante para as pesquisas feitas pelos indivíduos. Vê como tudo se conecta?
Com um bom conteúdo, seu site tem mais chance de aparecer no topo das pesquisas, e assim, ser encontrado pelo seu consumidor em potencial.
Gera brand awareness
O brand awareness pode ser traduzido livremente como “conhecimento de marca”, o que também é parecido com o conceito de autoridade. Quanto mais a sua empresa demonstrar que sabe do que está falando e que se preocupa em melhorar a vida dos clientes através de conteúdo importante, mais ela será bem vista, e maiores serão suas chances de vendas.
Educa o mercado
Dependendo do produto ou serviço oferecido pela sua empresa, talvez a maioria das pessoas não saiba a importância do que você oferece ou até mesmo como utilizar a sua solução. Através do Marketing de Conteúdo, a sua marca pode se apresentar, se posicionar e educar o mercado para a importância e utilidade do que o seu negócio tem a oferecer.
Cria novas oportunidades de vendas
A consequência natural, a médio e longo prazo, da soma dos benefícios apresentados acima, é a geração de vendas. Quanto mais pessoas conhecerem, entenderem e respeitarem a sua marca, mais pessoas se sentem inclinadas a comprar de você.
Aumenta o lifetime value
O lifetime value é o valor que um cliente gasta com a sua empresa ao longo do tempo, de maneira recorrente. Fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Junto com uma estratégia de pós-venda, o Marketing de Conteúdo também contribui com a fidelização de clientes.
Ajuda a diminuir o CAC – Custo de Aquisição de Clientes
O Custo de Aquisição de Clientes é, basicamente, o quanto uma empresa gasta com marketing e publicidade. O Marketing de Conteúdo ajuda a diminuir esse valor pois oferece uma grande quantidade de material para apresentar os seus produtos e tirar as dúvidas dos potenciais clientes. Além disso, uma boa e sólida estratégia de Marketing de Conteúdo orgânica custa menos do que estratégias pagas de marketing, que também são importantes, mas que podem ser diminuídas graças à produção de conteúdo de valor.
LEIA MAIS: Marketing de Conteúdo ou anúncios no Google: qual dá mais resultados?
Como começar a produzir Marketing de Conteúdo
Como explicamos acima, os primeiros passos são a elaboração do público alvo e da persona e o planejamento de um calendário de conteúdo. Para isso, é importante definir palavras chaves e estruturar o conteúdo entre topo de funil, meio de funil e fundo de funil.
Depois, é preciso definir de que forma será distribuído cada conteúdo: em blogs, redes sociais, e-mails marketing, webinars, vídeos, materiais ricos…Após essa definição, começa a produção, que requer pesquisa, elaboração e revisão.
E por fim, depois de divulgado, o acompanhamento das KPIs (ou “métricas”) deve ser observado, a fim de manter ou corrigir a estratégia.
Parece difícil? Porque é! O Marketing de Conteúdo dá bastante trabalho, mas os resultados são compensadores. É muito importante contar com uma equipe profissional, afinal, estamos falando do seu negócio: ele merece o melhor!
Nós, da Antares Comunicação, somos especialistas em Marketing de Conteúdo, e temos a expertise necessária para desenvolver uma boa estratégia para a sua empresa. Que tal marcar uma reunião online conosco para trocarmos ideias?
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