Você sabe o que é e como funciona a nutrição de leads?

Primeiro, vale a pena deixar claro o significado de lead. Na linguagem do marketing digital, o lead é um cliente em potencial de determinada marca por ter demonstrado interesse em adquirir o produto ou serviço que a empresa fornece.

O interesse demonstrado pelo consumidor em potencial é simbolizado através de preenchimentos que ele faz por meio de formulários para acesso de determinados conteúdos, para download de algum arquivo ou, então, pela pesquisa direta de informações sobre o que a marca oferece.

Em outras palavras, o lead é o usuário que está próximo da empresa, de modo que é possível alcança-lo, não importando por qual meio ou canal digital ele está se conectando com a marca. Dessa forma, a empresa trabalha em equipe de marketing e vendas para conseguir fechar negócios e gerar lucros.

Importância de gerar lead

A importância de gerar lead é exatamente pelo fato de, através dele, a marca poderá usar o marketing digital e convencê-lo a ser um consumidor de seu produto ou serviço fornecido.

Dessa forma, existem diversas maneiras de capturar o usuário e fazer dele um lead, seja através de formulários preenchidos, posts em blog, por newsletter, dentre outras maneiras que cada marca usa a seu favor.

O leitor de blogs ou de determinados sites, acaba se tornando um lead por deixar o seu e-mail registrado em algum campo que aparecerá na tela que está conectado, assim, ao conseguir o e-mail do internauta, a equipe de marketing trabalhará de forma que ele se transforme em um consumidor.

Nutrição de leads

A nutrição de leads é extremamente importante para as práticas de marketing de relacionamento. Portanto, ela consiste, em identificar qual conteúdo seria o mais adequado a encaminhar para determinados possíveis clientes ou consumidores.

Normalmente, o usuário que a empresa conseguiu o contato tem alguma relação ou demonstrou interesse de alguma maneira pelo produto ou serviço oferecido.

Por isso, o ideal é saber o que enviar especificamente para essa pessoa para que então, ela possa se transformar em uma consumidora efetiva e, além disso, alguém que indica seus produtos aos demais, fazendo com que a marca se expanda através dele.

As pessoas que se transformam em alvo para o marketing digital são pessoas que autorizaram o envio de e-mails dos produtos ou serviços em alguns formulários, ou newsletter como já explicitado. O interesse delas pelo produto ou serviço já está pré-estabelecido, porém, a compra ainda não foi efetivada.

Por isso, é nesse momento que a nutrição de leads tem seu papel essencial. Para que haja sucesso e de fato, o lead se transforme em um consumidor real, é preciso desenvolver algumas práticas de nutrição dos mesmos. Para tanto, é necessário fornecer conteúdos, normalmente pelo e-mail marketing de permissão e de redes sociais, depois é interessante facilitar a pesquisa sobre os produtos vendidos ou serviços, explicitar que a marca poderá ajudar o lead e mostrar que domina o assunto pesquisado por ele.

Ao realizar isso, os objetivos da nutrição de lead serão alcançados, sendo eles, aproveitar o interesse do usuário e se relacionar com ele gerando credibilidade para a marca, além de preparar o lead da decisão pela compra e enviar os dados do consumidor em potencial para a força de vendas ao perceber que ele está apto a realizar a compra.

Mesmo após perceber que o lead está preparado para a compra, à nutrição dele não acaba nesse momento, pois se deve mantê-lo por perto e fortalecer seu relacionamento com ele com outros tipos de conteúdo e ofertas.

Esse relacionamento é essencial, inclusive após a compra efetuada, assim, o cliente poderá ter uma visão muito positiva sobre a marca e ao manter o contato com ele, a percepção se solidifica, fazendo com que ele se torne fiel, indicando seus produtos ou serviços e fazendo com que a empresa cresça.

Desenvolvimento da nutrição de leads

O desenvolvimento da nutrição de leads pode ser realizado de diferentes maneiras. Portanto, algumas dicas para que a nutrição se torne melhor ainda é criar perfis baseados nos dados reais que se obtém, o que é conhecido nesse ramo por personas.

Além da criação de personas, é ideal que use o Search Engine Optimization (SEO). O SEO é um algoritmo dos sites de busca que trabalha com palavras-chave. Essa ferramenta trabalha com buscando as palavras-chave nos conteúdos publicados dentro dos sites, seguindo algumas regras. O principal objetivo do algoritmo é otimizar as buscas para que o conteúdo do seu site seja encontrado de forma orgânica, fazendo com que o lead vá em busca do conteúdo.

É preciso também escolher com cuidado o tipo de conteúdo que fornecerá para os leads, sempre se atentando ao que ele se interessa e procura. Outro ponto importante é monitorar constantemente o recebimento que ele está tendo de seu produto ou serviço, se está sendo relevante ou não, dentre outros fatores.

Uma ótima forma de trabalhar com nutrição de leads é usando estratégias de Marketing de Conteúdo, também chamado de Inbound Marketing. Esse tipo de estratégia foca em atrair para o site a atenção dos possíveis compradores do produto ou serviço. Para entender como melhor como funciona essa nova tendência do mercado, baixe o nosso e-book.

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