A importância de investir no tráfego pago

Você já ouviu falar no ditado “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Essa é uma boa ideia para começarmos a falar de tráfego pago. Afinal, essa estratégia de marketing coloca sua empresa em posição de destaque. O tráfego pago atrai pessoas com o perfil certo para se interessarem na solução que você oferece, mas que demorariam mais tempo para achar sua marca de forma espontânea.

Dessa forma, o tráfego pago acelera o processo de geração de leads, relevância, e vendas da sua marca. Tudo isso só acontece, é claro, com um bom planejamento. Preparamos esse post para quem deseja entender um pouco mais sobre como esse importante pilar do marketing digital funciona.

Mas, o que é tráfego pago?

Quando fazemos uma pesquisa no Google e nos primeiros resultados aparece o termo “patrocinado”, aquilo é efeito do tráfego pago. Ou, quando navegamos no Instagram ou outras redes sociais, e uma imagem ou vídeo de algum produto novo que nunca tínhamos visto surge para nós e chama nossa atenção imediatamente: tráfego pago também!

Às vezes tais produtos ou serviços nem estavam nos nossos pensamentos, mas combinam tanto com nosso gosto e interesse que acabamos sendo instantaneamente seduzidos por eles, não é? Isso não é por acaso. Faz parte da segmentação da campanha atingir um nicho específico de pessoas, com comportamentos, perfis e ideias previamente identificadas e almejadas.

Sendo assim, o tráfego pago surge no momento certo, para a pessoa certa. Como tempo é dinheiro, isso se torna uma economia de horas, dias ou meses de trabalho intenso para atrair clientes. Esses alvos certeiros impulsionam o crescimento da sua empresa e promovem bons resultados a curto e médio prazo.

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

No tráfego pago há um investimento monetário para que a campanha obtenha visibilidade. Um valor X é injetado em anúncios para que as páginas escolhidas pelos clientes ranqueiem bem. Já o tráfego orgânico vem da produção de conteúdo relevante e da construção de autoridade e valor. Através de postagens de blogs, redes sociais e afins, a marca se solidifica e constrói relevância, se tornando referência no nicho em que se propõe a atender.

Para obter tal sucesso através do tráfego orgânico, é imprescindível obedecer às boas práticas de SEO: a otimização para os resultados de busca. São tantas maneiras de construir essa otimização, que só esse assunto já renderia outro post, mas as melhores práticas envolvem: construir um conteúdo relevante e de leitura fluída, utilizar title tags e metadescrições, escolher as melhores imagens, estar atento à qualidade de navegação e carregamento do seu site ou blog, e assim por diante.

O tráfego orgânico e o tráfego pago devem trabalhar em conjunto. Uma estratégia de tráfego orgânico pode demorar meses até gerar resultados. Com o apoio do tráfego pago, entretanto, o fluxo de acesso nas suas páginas cresce em poucos dias.

Por outro lado, só investir em anúncios sem uma produção de conteúdo como aliada não funciona. Digamos que seu anúncio esteja sendo bem posicionado no Google, por exemplo. Mas ao clicar nele e ser redirecionado para o seu site, o lead não encontra um conteúdo relevante que transmita confiabilidade e identificação. Nesse caso, as chances que ele se converta em um cliente são muito baixas.

Quais as vantagens do tráfego pago?

Consideramos o investimento em tráfego pago uma mola propulsora para as empresas. Eis aqui algumas das vantagens de se adotar essa prática:

  • Resultados rápidos

Como abordamos acima, o tráfego orgânico requer constância e tempo, e o tráfego pago vem para atingir esse ponto de equilíbrio entre os resultados imediatos e os de longo prazo.

  • Público alvo e bem segmentado

Nos anúncios é possível selecionar as características de quem irá visualizar os anúncios. Dessa forma, é muito mais fácil atingir aquela pessoa que já está preparada para comprar, bem no fundo do funil.

  • Posição de destaque

A maioria das pessoas não chega a ir para a segunda página de pesquisa dos buscadores, preferindo focar nos resultados da página número um. Desse modo, se sua solução está entre os primeiros colocados, você já está um passo à frente dos concorrentes.

Quais as principais plataformas de tráfego pago?

● Google Ads: os resultados aparecem na página de pesquisa do buscador e
em sites parceiros
● Facebook Ads: com alto poder de segmentação, sua publicação irá aparecer
diretamente no feed dos usuários com o perfil selecionado.
● TikTok Ads: essa plataforma é uma das que mais retém a atenção de seus
quase 1 bilhão de usuários, sendo muito conhecida por lançar tendências.
Existem várias modalidades de anúncio dentro da plataforma.
● LinkedIn Ads: bem conhecida do mundo corporativo, a plataforma também
tem sua modalidade de anúncio, seja no feed de notícias ou nas caixas de
mensagens dos usuários.

A escolha da melhor ou das melhores plataformas para investir vão depender majoritariamente do seu tipo de marca, perfil do seu público e estratégias e objetivos por trás da campanha.

Preciso de um profissional para essa atividade?

Existem muitas plataformas e diversas possibilidades em cada uma delas. Funções como instalação de pixels de conversão, análise de dados, aprendizagem de máquina e conhecimento de algoritmos, podem gerar dúvidas. É necessário uma boa dose de estudo para entender e saber usar tais ferramentas. Um profissional qualificado, além de entender tudo isso, saberá montar estratégias e monitorar as performances para atingir os objetivos determinados por você e sua equipe.

Como a Antares pode ajudar você

Com mais de 30 anos de mercado, constantemente evoluindo e se adaptando às mudanças positivas que a tecnologia traz para o marketing, a Antares disponibiliza uma solução completa para alavancar o brand awareness e as vendas da sua empresa. Além do tráfego pago, oferecemos soluções para tráfego orgânico, inbound marketing, gestão de redes sociais e mídias on e offline. Se a sua empresa está pronta para atingir um novo patamar, conte conosco nesse processo.

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