Black Friday e Cyber Monday: como aproveitar as datas no seu negócio

Chegou a época do ano que consumidores e empresas esperam ansiosamente. Para os clientes, é hora de adquirir bens e serviços muito desejados com um desconto considerável; já para os empresários, é hora de ver aquela gordurinha nas vendas se acumulando. 

Preparamos esse post para elucidar pontos importantes sobre o já conhecido período da Black Friday, e também da Cyber Monday, outra data importante mas ainda não tão popular em nosso país.

A importância da Black Friday para o mercado brasileiro 

Boa parte dos segmentos de negócios pode se beneficiar de campanhas promocionais para a época de Black Friday. A data que surgiu nos Estados Unidos como uma ação do varejo, aos poucos ganhou extrema popularidade no Brasil, sendo incorporada também nos nichos de serviços como cursos, procedimentos estéticos, hospedagens, passagens aéreas, e tudo o mais que se possa imaginar.

No nosso país, tornou-se comum ampliar o período para além de uma única sexta-feira do mês: ações como Black Week ou Black November ajudam os empresários a lucrarem durante os 30 dias de novembro. O consumidor brasileiro também aderiu com muita força a Black Friday online, aproveitando a comodidade das compras via e-commerce.

Cyber Monday: ainda pouco explorada, mas promissora

A Cyber Monday é bem mais recente do que a Black Friday, sendo criada em 2005, mas também surgiu nos EUA. A data veio como um incentivo a um último gás nas vendas antes do Natal, só que dessa vez de uma maneira mais direcionada às vendas pela Internet, e, principalmente, para produtos de tecnologia.

A Cyber Monday é, tradicionalmente, na primeira segunda-feira pós Black Friday, mas algumas empresas reproduzem a mesma ideia do período da Black, realizando a Cyber Week.

Como aproveitar a Black Friday e a Cyber Monday no seu negócio

O consumidor brasileiro já foi educado a procurar por boas oportunidades nesse período, então, esse é um bom momento para promover uma oferta mais agressiva, que pode levar novas pessoas a conhecerem e experimentarem a solução que você oferece, pela primeira vez.

E, claro, esse período é ótimo para aumentar a lucratividade no final do ano. Mas, para que esse momento seja o melhor possível para sua empresa e seus clientes, vale observar alguns pontos, que abordaremos em seguida.

Quais cuidados tomar ao aderir à Black Friday e Cyber Monday na sua empresa

Se você decidir utilizar essa data para lançar promoções, ótimo! Mas fique atento às melhores práticas:

 Ofereça promoções verdadeiras e vantajosas

Algumas empresas têm o péssimo hábito de “forjar” promoções: aumentam os preços algumas semanas antes, para, no dia da Black Friday, voltarem ao preço normal. Além de ser uma prática feia que prejudica a imagem do seu negócio, é passível de denúncia.

Fique atento aos direitos do consumidor

Você e toda sua equipe devem estar bem atentos ao código do consumidor, para que não haja aborrecimentos nem para sua empresa, e nem para os seus clientes. Incômodos podem levar a insatisfações, que geram clientes detratores, ou seja, que falam mal do seu negócio para outras pessoas, levando a uma má reputação.

Ofereça variedade e facilidade de pagamento

É importante oferecer opções como links de pagamento, carteiras digitais, PIX, além dos clássicos cartões de débito e crédito. Promover condições especiais de parcelamento nesse período pode ser mais um gatilho para fechar vendas.

Intensifique a divulgação


Hora de divulgar muito! Que tal fazer com que o maior número de pessoas possível saiba das condições imperdíveis que estão rolando no seu negócio? Você pode divulgar na TV, no rádio, em BackBus, e muitos outros pontos de mídia offline.

Mas, claro, sem deixar de lado as mídias digitais: poste no feed e nos stories das suas redes sociais, mande e-mail para os seus clientes, prepare o seu site e esteja atento aos canais de comunicação da sua empresa!

 

Parece muita coisa? Que tal deixar a Antares Comunicação te ajudar com isso? Podemos fazer muito pelo seu negócio nessa época e durante todos os dias do ano! Marque uma reunião online conosco clicando aqui.

 

Comentários

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *