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Qual a importância de avaliar a presença digital da sua empresa?7 min de leitura

Avalie a presença digital da sua empresa - Artigo da Antares, agência de marketing digital na Paraíba

Sabemos que a internet chegou para revolucionar a forma como vivemos em vários aspectos, certo? Começou como um meio de comunicação e foi crescendo a ponto de se transformar em um espelho do mundo real. 

Em outras palavras, tudo que fazíamos fora da internet passou a ser feito através dela, como compras, por exemplo! Desde então estamos em constante transformação do  comportamento do consumidor.

Por isso, as empresas começaram a ocupar o espaço virtual.  Afinal, como já dizia Bill Gates, bem antes de existir pandemia, “Se seu negócio não está na internet, então sua empresa está fora do mercado”. Hoje, dados do Google Brasil revelam que a pandemia fez com que ainda mais pessoas (+32%) migrassem para as compras online. 

Então, para você ser achado por essas pessoas, não basta estar na internet, é preciso traçar estratégias e sempre avaliar a presença digital da sua empresa, seja ela uma empresa apenas online ou física. 

Construir uma presença online eficiente é fundamental para manter o seu negócio de forma lucrativa, principalmente com o cenário pandêmico em que vivemos, onde em muitos ramos do mercado a única forma segura de consumo é a virtual.

Pensando nisso, o artigo de hoje vem para ajudar você a entender a importância de avaliar a presença digital da sua empresa e manter esse espaço ocupado de forma eficiente. Então, vamos lá? 

Afinal, o que é presença digital? 

Ela é tudo que comunica a sua marca na internet! De forma simples, é como a sua empresa é encontrada no digital.

5 itens para avaliar sua Presença digital

Quando o cliente ou possível cliente pesquisa por você, aquilo que ele encontra (se encontra) é a sua presença digital

É na internet que você vai construir um público, se relacionar com ele e fazê-lo escolher você, ao invés do seu concorrente.

Por isso, a sua presença precisa ser estratégica! É ela quem vai mostrar como sua empresa é diferenciada, confiável e preparada para solucionar problemas e tirar dúvidas dos consumidores. 

Para conseguir alcançar esse objetivo de forma eficiente, vários fatores estão envolvidos na estratégia de marketing digital, sendo alguns deles:

  • Possuir site e blog para a sua empresa;
  • Estar nas redes sociais que fazem sentido para o seu negócio;
  • Produzir conteúdos relevantes;
  • Estar bem posicionado nos buscadores
  • Conter um espaço para os clientes avaliarem a sua empresa;
  • Conjunto de técnicas SEO;

O impacto que a presença digital pode gerar para a sua empresa 

Agora que já apresentamos o significado da presença digital e os fatores que englobam essa estratégia, imagino que você esteja curioso para saber o impacto que ela pode causar na sua empresa, correto? 

Então, não se preocupe, pois vamos apresentar agora os benefícios que a presença digital pode gerar na sua empresa. 

Atrair seu público-alvo

A presença digital vai impactar no número de novos clientes para a sua empresa porque é ali que possíveis clientes vão conhecer pela primeira vez sua marca. Quando alguém pesquisa pelo seu segmento e te encontra, é como se um possível cliente interessado estivesse passando pela fachada da sua loja. 

Por isso é fundamental sempre avaliar como sua empresa está se mostrando. Pesquise o nome do seu negócio no Google, veja seu site, blog e perfil em todas as redes sociais.

 Na internet é possível interagir, gerar engajamento, conquistar e fidelidade de clientes, a começar por uma boa presença digital, o que difere do marketing off-line. 

Por exemplo, uma das formas de divulgação do marketing off-line é a entrega de  panfletos na rua, mas essa estratégia é limitada ao número de panfletos que você tiver.

Já no marketing online não há limite quanto ao número de pessoas que você pode alcançar, por mais que haja um limite no alcance orgânico, se alguém pesquisar por você e você estiver bem posicionado, você vai aparecer para ela!

Sendo assim, uma dica para conseguir alcançar mais público para a sua marca com a presença digital é investir em anúncios online, conteúdos relevantes, dentre outras estratégias.  

Aumento do número de vendas

O número de vendas da sua empresa também tende a aumentar, se você estiver bem posicionado. Isso porque além de sua empresa aparecer mais, o consumo pela internet também aumentou muito após a pandemia! O Google mostrou que 

Mas por que dizemos “tende a aumentar” e não “vai”? Porque a venda do seu produto ou serviço depende, além da presença digital, da sua estratégia de marketing digital, da qualidade do que você vende, de como você atende, enfim, são muitas variáveis que somadas vão determinar o resultado. 

Sendo assim, é importante pensar que os concorrentes também estão investindo no marketing digital, então se a sua empresa não possui uma forte presença digital e boas estratégias, ela estará desperdiçando oportunidades de venda. 

Ou seja, use as dicas que citamos aqui e invista nas ferramentas online estratégicas para o seu negócio, como o Google Ads, por exemplo. 

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Crescimento da sua empresa 

Além dos motivos que já citamos que favorecem o crescimento da sua empresa, como alcançar seu público-alvo, aparecer mais, não ter limitações que impeçam a divulgação da sua marca. A sua empresa também cresce com a relevância e credibilidade do conteúdo da marca.

Se o público-alvo encontra a sua empresa e se identifica com as postagens dela, é dele que ela vai consumir! E quando falamos em consumir é desde consumir o conteúdo até o produto ou serviço.

Maior fidelização dos clientes 

Hoje em dia a maioria dos empreendedores já sabem que fidelizar um cliente custa até 7x mais barato do que adquirir um novo. Por isso, além do foco de atrair, você precisa ter estratégias para efetivar quem já compra de você. 

E para isso, a presença digital é fundamental! Afinal, como o cliente vai lembrar da sua marca se ele deixar de vê-la ou de se relacionar com ela? 

Com a presença digital, você ganha a oportunidade de fidelizar seus clientes através do relacionamento, divulgação de novos produtos e também tirar dúvidas por seus canais digitais.

Disponha de uma aba de dúvidas e reclamações no seu site ou tenha um e-mail comercial para contato, por exemplo.

Resultados comprovados através de números! 

Ter uma boa presença digital é uma questão de sobrevivência e os números estão aí para comprovar isso, já que existem mais de 150 milhões de usuários ativos na internet.

Segundo o levantamento da We Are Social, os usuários passam, em média, 9h diariamente na internet. Só esses dados mostram como a presença digital é importante para conectar sua marca aos seus consumidores!

Além disso, de acordo com a pesquisa da Search Land, 97% dos clientes sempre observam a presença digital de uma empresa e, 72% dos clientes, afirmam confiar nas avaliações disponíveis online sobre uma marca. 

Com isso, mais de 70% das empresas já ocupam as redes sociais com estratégias de marketing e resultados positivos.

Conclusão 

Como vimos no artigo de hoje, possuir uma presença digital e avaliar essa presença é fundamental para fazer a sua empresa crescer.

Esteja sempre atento às estratégias de marketing e necessidades dos usuários, com isso, o resultado positivo é garantido.

Quer melhorar os resultados da sua empresa no digital? Conte com a Antares Comunicação!

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