O Manual de Identidade Visual, também conhecido como MIV, é parte essencial de uma marca, independente do seu tamanho ou nicho de atuação. Se você não sabe o que é esse documento e qual sua relevância, irá entender tudo nesse post que preparamos para você, de forma simples e didática. Vem com a gente!
O que é um Manual de Identidade Visual?
Se você já leu esse nosso conteúdo aqui, já está sabendo bastante sobre identidade visual: você já sabe que a identidade visual são as fontes, as cores, imagens, logotipos e demais elementos que componham a representação visual da sua marca.
Todas essas informações devem constar no Manual de Identidade Visual, que, como o próprio nome acusa, refere-se a um documento que apresenta a identidade visual da sua empresa, e o que pode e não pode ser feito na hora de reproduzir e aplicar em diferentes formatos.
O Manual de Identidade Visual contém:
- Informações a respeito da sua marca e personalidade da mesma
- Logo e suas aplicações
- Cores, tipografia e ícones
- Estilo de imagens fotográficas
- Filtros
- Exemplos de uso
- Redução máxima
- Padronagem
- O que não pode ser feito, usado ou reproduzido
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Por que fazer um Manual de Identidade Visual?
Imagine que você delegue a alguém da sua empresa a tarefa de criar panfletos, desenvolver um uniforme para seus funcionários, ou fazer um cartão de visitas para entregar aos clientes. Agora imagine que cada uma dessas peças fique diferente e não dialogue em termos de cores, fontes e visual geral. Isso passaria uma impressão bem amadora para a sua empresa, não é mesmo?
O Manual de Identidade Visual serve para evitar situações como essa. Com ele, cada atividade que envolva a imagem da sua empresa deve seguir as diretrizes estabelecidas no documento.
Entre as vantagens de ter e seguir um Manual de Identidade Visual estão:
- Padronização
- Facilitação do trabalho
- Construção de uma imagem visual sólida, que seja claramente reconhecida pelos clientes
- Transmissão de profissionalismo
Quando fazer um Manual de Identidade Visual?
A partir do momento que surge sua marca, já é um momento propício para criar um Manual de Identidade Visual. Afinal, já nos primeiros passos de criação de uma empresa é preciso pensar em coisas como site, redes sociais, embalagens, loja…
Sem um Manual de Identidade Visual bem definido e produzido, sua marca corre o risco de não conseguir manter uma imagem solidificada, e muitas peças podem destoar uma das outras, fragilizando a percepção do seu negócio perante o público.
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Qual a diferença entre Manual de Identidade Visual e Brandbook?
Embora contenha aspectos da identidade visual da marca, o Brandbook, ou “Livro da Marca” em português, é ainda mais complexo. O Brandbook inclui aspectos profundos da marca, como missão, valor, identidade olfativa e sonora, público, persona, linguagem, postura dos colaboradores, e muito mais.
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Como fazer um Manual de Identidade Visual?
Elaborar um Manual de Identidade visual coeso requer muito estudo, conhecimento técnico sobre design, branding e marketing, e uma profunda imersão no conceito da marca em questão.
Os profissionais envolvidos seguem métodos, realizam pesquisas e fazem testes de cores, fontes e imagens para que o resultado final seja coerente com a proposta da marca e seja plausível de ser replicado no dia a dia da mesma.
Para fazer o Manual de Identidade Visual da sua Marca, você precisa confiar em quem sabe o que faz. A Antares tem 36 anos de experiência no mercado e já ajudou centenas de empresas a se destacarem nos mais variados nichos de mercado.