Muitas são as empresas que passam por um processo de rebranding ao longo de sua história, especialmente as mais longevas. Para citarmos marcas que todos conhecem, podemos pensar em Apple, MC Donald’s, Coca-Cola, Burger King. Entretanto, o rebranding não é só para marcas grandes e famosas, e pode ser que já esteja na hora da sua marca ficar de cara nova. Leia esse conteúdo para saber se esse momento chegou para o seu negócio.
Branding, rebranding e identidade visual: o que significa tudo isso?
O branding é quase como a personalidade da sua marca: a aparência dela, ideais, valores, missão, tom de voz, experiência de atendimento, e muito mais. A identidade visual é um dos elementos que compõem o branding: é aquela “primeira impressão”, que faz com que seu cliente reconheça a sua marca e sinta atração ou repulsa por ela de acordo com as cores, o logotipo, e demais apelos estéticos.
Logo, o rebranding é uma espécie de “repaginada”: a partir do momento em que esses aspectos da sua marca ficam obsoletos, é preciso inovar, atualizar e modificar aquilo que não faz mais sentido.
Existem várias maneiras de fazer o rebranding de uma marca, mas dificilmente ele ocorre sem uma alteração na identidade visual. Afinal, como mencionamos, a identidade visual é a primeira coisa que o público vê, e através dela é possível expressar muito do que sua marca representa, sua postura e objetivos. Logo, se há uma mudança nesses aspectos, a identidade visual precisa acompanhar.
Em contrapartida, é possível mudar a identidade visual SEM fazer o rebranding. Ou seja, é possível que sua empresa deseje manter sua identidade e seus aspectos vitais, mas queira dar aquela “atualizada no look” – compor uma nova identidade visual para se modernizar ou para trazer um novo frescor para a empresa.
Como saber quando está na hora de mudar a identidade visual de uma marca?
Existem vários motivos pelos quais uma empresa pode desejar mudar sua identidade visual. É claro que isso não pode ser feito toda hora, afinal, a mudança de uma identidade visual leva um certo tempo não somente para ser concluída, como também para ser absorvida pelo público.
Esses são alguns exemplos dos momentos chave que podem levar uma empresa a fazer um rebranding e/ou mudar sua identidade visual:
Obsolencia visual
Se a identidade visual do seu negócio já está antiga e passa uma imagem “ultrapassada”, pode ser a hora de dar uma renovada.
Mudança de público-alvo
Pode ser que sua empresa queira atingir um novo público, ou, pode ser que as preferências do seu público-alvo tenham mudado com o tempo, e sua marca precisa evoluir com ele.
Mudança nos valores e posicionamentos da empresa
Se sua marca está se reposicionando no mercado e alterando aspectos importantes de suas características, a imagem precisa seguir o mesmo fluxo.
Fusão ou aquisição
Se sua empresa se funde à outra, é adquirida por outra, ou se há uma mudança importante na gestão da empresa, que irá impactar diretamente no modo como as coisas são conduzidas e no diálogo com o público, pode ser importante transparecer esse novo momento na sua identidade visual.
Quais as vantagens de uma identidade visual sólida?
Não dá para subestimar a importância de contar com uma identidade visual sólida para a sua empresa. Ela impacta em muitos aspectos do sucesso da sua marca. Entenda:
Impacto inicial
As cores, tipografia, formas geométricas, sinalizações e demais características estéticas são aspectos comunicadores. Ou seja, elas dialogam com o público, contam uma história, transmitem algo. Muitas vezes, a resposta do público à identidade visual de um negócio é extremamente inconsciente: as pessoas nem sempre sabem dizer porque se sentem mais atraídas por uma embalagem em relação à outra; por uma marca em relação à outra.
Mas profissionais e pesquisadores de design e marketing já sabem que elementos visuais causam uma resposta emocional e intelectual das pessoas, despertando ou não o interesse das mesmas por determinado produto ou empresa.
Reconhecimento da marca
Uma identidade visual bem definida e memorável ajuda a sua empresa a ser lembrada pelo público.
Profissionalismo
Uma identidade visual bonita, consistente e bem projetada transmite profissionalismo e desperta mais confiança no público.
Quais são os elementos da identidade visual de uma marca?
A identidade visual de uma marca engloba vários aspectos, e estes precisam dialogar entre si, formando um conjunto harmonioso. Alguns elementos são:
- Logotipo
- Paleta de cores
- Tipografia
- Embalagens
- Uniformes da equipe
- Elementos tipográficos
- Site e redes sociais
- Cartões de visita
- Catálogos
- Aparência da loja física, se houver
- Campanhas publicitárias
Como saber quando está na hora de mudar a identidade visual de uma marca?
É importante ter um olhar crítico em relação à sua empresa e o desempenho da mesma perante o mercado e a concorrência.
- Observe o que outras empresas do mesmo segmento da sua estão fazendo e como estão se comunicando visualmente;
- Perceba se os gostos, hábitos de consumo e preferências do seu público evoluíram, e identifique se sua marca está “ficando para trás”;
- Avalie se há uma nova cultura empresarial dentro do seu negócio que deva ser comunicada para seus clientes;
- Identifique se está na hora de ousar, afinal, todo empreendedor sabe que às vezes a mudança se faz necessária
Por onde começar a mudar a identidade visual de um
O primeiro passo é fazer o diagnóstico inicial, ou seja, identificar o que precisa ser mudado e por quê. Em seguida, é preciso traçar objetivos: o que sua empresa deseja conquistar com essa nova imagem?
Você também deve buscar referências. Observe seus concorrentes, dentro e fora da sua cidade, estado ou país. Veja o que há de inspirador por aí e também identifique aquilo que você não deseja para a sua marca.
Por fim, chame uma equipe profissional, afinal, design é coisa séria. Estamos falando da primeira coisa que seus clientes irão ver ao travarem contato com o seu negócio. É necessário muito estudo, pesquisa, e trabalho duro para transmitir, através de cores, fontes e imagens, tudo o que uma marca é, ambiciona e representa.
Se você acha que chegou a hora de fazer o rebranding do seu negócio, conte com a Antares para te ajudar. Aqui na galáxia antariana, encaramos cada empresa como um microcosmo: um pequeno universo cheio de possibilidades a serem exploradas. Somos experts em identidade visual e posicionamento de marca, no online e no offline.
Clique aqui para pegar um foguete e nos visitar. Te esperamos!
Gostou desse conteúdo? Tem muito mais no nosso blog!
Leia também: