Como montar um bom time de vendas? - Antares Comunicação

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Como montar um bom time de vendas?5 min de leitura

Como montar um bom time de vendas?

O marketing de vendas pode ser implementado em qualquer empresa e traz resultados relevantes.

O marketing é um conceito que reúne estratégias para alcançar um determinado propósito, seja aumentar o número de vendas, garantir a fidelização dos atuais clientes, entre outras tantas possibilidades.

o marketing de vendas reúne as estratégias dos dois setores e se mostra um dos métodos mais eficazes.

O marketing de vendas aplica os muitos conceitos de marketing no processo de vendas, isto é, as pessoas que estão à frente da venda de serviços e produtos utilizam técnicas extras de persuasão. Na estratégia, a pessoa segue um script com foco em resultados.

Na Black Friday, por exemplo, 62,5% dos lojistas que fazem parte da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) deveriam aderir à data comercial. Porém, indo além da estética personalizada, muitas das pequenas e médias empresas adotam estratégias extras.

Porém, essas estratégias não focam em canais específicos ou investimentos extras. Pelo contrário, os esforços são concentrados no marketing de vendas e trabalham o lado humano da empresa.

Para explicar melhor, hoje, nós da Antares preparamos este conteúdo exclusivo e detalhamos sobre a importância do marketing de vendas dentro de uma empresa, além de algumas dicas para você implementá-lo a qualquer momento.

Ficou curioso(a)? Então vamos lá!

Como o marketing de vendas impacta na inovação da empresa?

Mais do que apresentar produtos e serviços relevantes para a empresa, você precisa focar em estratégias realmente relevantes aos seus clientes.

Ou seja, ao invés de simplesmente oferecer soluções, você precisa focar na experiência do seu consumidor em toda a jornada de compra, do primeiro contato ao pós-venda.

Por exemplo, um cliente em potencial entra na sua loja e o colaborador, ao invés de se colocar à disposição, pergunta o nome da pessoa e se apresenta. Esse pequeno detalhe faz a diferença e, em muitos casos, pode pesar bastante na hora da tomada de decisão.

Inclusive, uma pesquisa da Hibou, grupo de empresas independentes focadas em fidelização de clientes, revelou que o atendimento é a segunda qualidade mais importante para os clientes.

De acordo com o levantamento, 94% das 2600 pessoas entrevistadas avaliam que o atendimento é a segunda qualidade mais importante. Em primeiro está a qualidade (98%) do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Uma vez que você conta com um serviço ou produto que te dê confiança, basta olhar para o seu time de vendas. E fazer isso pode ser bastante fácil quando você leva em consideração o marketing de vendas.

Você pode ouvir vários exemplos práticos de inovação em nosso podcast Antares Cast. No primeiro episódio, você ouve um bate papo comandado por Junior Guerreiro, nosso diretor associado, e os convidados Alberto Marinho, especialista em vendas da KLA João Pessoa, e Marcela Prata, gerente de contas da Antares.

Criando um marketing de vendas de sucesso

Criar um marketing de vendas de sucesso não é algo que requer anos de aplicação. Felizmente, com algumas dicas você já consegue aplicá-lo no seu negócio.

Veja abaixo as melhores dicas para criar uma estratégia de vendas assertiva que nós da Antares separamos!

1. Avalie o desempenho das suas vendas

Para implementar uma estratégia de vendas relevante é preciso saber como avaliá-la. Para fazer isso, você precisa entender o conceito de KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Desempenho em tradução livre).

O indicador pode ser toda informação que você julgue relevante para classificar a sua estratégia de vendas como positiva ou negativa. Por exemplo, você pode classificar o aumento do ticket médio, a taxa de vendas efetivadas, entre outros pontos.

Em um outro artigo, nós falamos sobre a avaliação do desempenho de vendas. Antes de criar uma estratégia de vendas, vale a leitura para complementar o seu entendimento!

2. Seja um líder exemplar

A liderança tem um papel crucial no marketing de vendas e por isso você deve receber uma atenção especial ao seu processo de gestão.

Em um estudo viabilizado por Jack Zenger, com mais de 50.000 líderes empresariais, foi demonstrado que os piores líderes geram prejuízos financeiros para as organizações, enquanto os melhores produzem lucros e obtêm o dobro de resultados, se comparados a 90%.

A qualidade da liderança afeta diretamente os resultados. Portanto, os empreendedores que desejam expandir seus negócios precisam desenvolver habilidades de liderança.

Desenvolvimento, sim, porque saber liderar não é um dom natural, você aprende.

3. Ofereça capacitação ao seu time de vendas

Mais do que cobrar resultados ambiciosos, você precisa qualificar o seu time de vendas para que tais resultados sejam alcançados. Aqui, vale lembrar do ditado “não dê o peixe, ensine a pescar”.

A cobrança, em muitos casos, é justa e vale a pena. Porém, ela só deve ser feita quando você capacita os seus colaboradores com cursos e qualificações que os permitam fazer grandes feitos.

Ao exagerar na cobrança e esquecer da qualificação, há grandes chances de desmotivar o seu time e afastá-los da produtividade adequada. Na prática, você perde dinheiro!

Vale citar também o nosso ebook gratuito com o passo a passo prático para você montar e gerenciar um time de vendas de sucesso.

Para saber mais e baixá-lo gratuitamente, clique aqui.

4. Tenha um atendimento humanizado

O atendimento humanizado surge quando o seu time de vendas coloca a empatia em prática nos atendimentos realizados por sua empresa.

Com isso, os colaboradores vão além do atendimento convencional e realmente se colocam no lugar do cliente.

Praticar a empatia na estratégia de marketing de vendas não requer cursos e atividades extras. No geral, basta se colocar na posição do outro e perguntar a si mesmo como tornar o dia daquela pessoa melhor.

Conheça a Antares Comunicação

Nós da Antares formamos uma agência de marketing e publicidade que conta com 33 anos de expertise nas muitas possibilidades que apenas o marketing proporciona.

Hoje atuamos com o conceito full service e somos partners da RD Station, a melhor ferramenta de automação de marketing do Brasil.

Portanto, para conhecer mais sobre nossos serviços, não deixe de entrar em contato. Podemos ajudá-lo no alcance de suas metas mais ambiciosas!

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