O marketing de influência é uma das estratégias do marketing digital, e seu funcionamento consiste em usar a voz do influenciador para divulgar e promover a sua marca. Os influenciadores são pessoas com uma audiência engajada e interessada no conteúdo que eles oferecem. Sendo assim, essa audiência recebe muito positivamente as indicações de produtos e serviços feitas por eles.
Essa é uma estratégia de sucesso. É uma das melhores maneiras de conseguir a atenção do público, aumentar o reconhecimento da sua marca e conquistar novos clientes de maneira rápida.
História do marketing de influência
Embora hoje essa estratégia seja encarada principalmente como um marketing online, ela começou no marketing offline. O marketing de influência começou nos primórdios da publicidade, no século XIX, e foi se transformando ao longo do tempo. Claro que na época ele ainda não recebia esse nome.
No início, as marcas começaram a usar a imagem de nomes do cinema e da televisão em suas embalagens e anúncios, e perceberam como essa ferramenta tem o poder de ganhar a confiança do público. Ao mesmo tempo, o foco da publicidade começou a mudar de enaltecer as características de um produto para vender um estilo de vida.
Dessa forma, os consumidores não mais queriam uma peça de roupa por ser de determinado tecido, ou um carro por ser ter determinada tecnologia, e sim pelo status que aqueles produtos iriam transmitir. A cultura das celebridades surfou nessa onda.
No entanto, com o advento das redes sociais, muita coisa mudou nesse cenário. A ascensão de pessoas comuns ao status de influencers digitais transformou o marketing: hoje, boa parte do público não acredita nas campanhas publicitárias estreladas por famosos, mas é extremamente receptivo às dicas e recomendações de influencers.
O que são Influencers
Os influenciadores, também conhecidos como influencers, estão presentes nos diferentes tipos de mídias digitais: Instagram, Youtube, TikTok, Twitter, e muitos outros. A aderência ao consumo desse conteúdo no Brasil é muito grande.
Quando uma pessoa passa a compartilhar seu dia a dia e seu conhecimento nesses canais, e aos poucos vai conquistando “seguidores” que acompanham sua rotina e se comunicam com esse indivíduo, surge um influenciador. Existem influenciadores de diversos nichos: moda, beleza, vida saudável, finanças, estilo de vida, humor, educação, e muito mais.
Para fins de publicidade, os influenciadores são categorizados conforme seus números de seguidores:
- Mega Influenciador: mais de um milhão de seguidores, como a influencer fitness Carol Borba
- Macro Influenciador: de 500 mil a um milhão de seguidores, como a coach financeira Nath Finanças
- Intermediário: de 50 mil a 500 mil, como a influencer de moda Vic Hollo
- Micro Influenciador: de 10 mil a 100 mil, como o influencer fashion Cesar Nascimento
- Nano Influenciador: até 10 mil seguidores, como a influenciadora Luiza Alencar
Qual tipo de influenciador usar vai depender do seu objetivo, do local de atuação da sua marca, da capacidade da sua empresa de suportar a demanda que determinado tipo de comunicação pode gerar, e muito mais. Se seu objetivo é fazer sua empresa ficar conhecida por consumidores do país inteiro, os mega e macro influenciadores, bem como os intermediários, podem dar conta do recado.
Os micro e nano influenciadores são ótimos para chegar a um público de determinada região ou de um nicho muito específico. Eles transmitem muita credibilidade e geralmente se tornam conhecidos entre aquele público por serem muito apaixonados pelo tema que abordam.
Vantagens de utilizar o marketing de influência
Alcançar o público certo com menos esforço
Um dos pontos interessantes a respeito de chamar influenciadores para divulgar sua marca é que eles já possuem uma audiência conquistada. O trabalho de atrair, dialogar, ganhar a confiança e fidelidade do público já foi feito por eles. Isso gera muito menos esforço para sua marca do que campanhas de publicidade tradicionais, em que é preciso fazer um estudo de audiência, pensar no melhor meio de veiculação de mídias, entre outros fatores que são considerados.
Outra vantagem é que o marketing de influência é menos invasivo do que outros tipos de publicidade, como interromper um vídeo para exibir um anúncio, ou propagandas de rádio e de televisão. O marketing de influência acontece totalmente com o consentimento do público, pois é ele quem procura, acompanha e se interessa pelo conteúdo do influenciador.
Aumentar seu brand awareness
Como você deve saber, brand awareness significa a notoriedade da sua marca, o quanto ela é conhecida e lembrada pelo público. Uma marca conhecida, e principalmente, uma marca na qual o público confia, tem muito valor. Além de captar novos clientes, essas marcas conseguem reter um público mais fiel, que a recomenda a amigos e familiares.
Acompanhar métricas precisas
Para saber se o investimento está valendo a pena e se a estratégia está alinhada com os objetivos da marca e interesse do público, é importante acompanhar as métricas, tais como: alcance, impressões, comentários, curtidas, compartilhamentos e taxa de cliques.
Como adotar o marketing de influência na sua estratégia
Existem várias formas de adotar o marketing de influência na estratégia da sua empresa. Muitos conhecem a estratégia dos “recebidos”: quando o influencer recebe os produtos da marca e é pago para dizer sua opinião a respeito deles, conforme o seu uso.
Outra maneira é quando o influencer fica responsável por divulgar o produto ou serviço da sua empresa, e oferecer cupons de desconto. Dessa forma, o cliente usa o cupom que viu o influenciador divulgando, e o influenciador recebe uma comissão para cada venda em que ele for usado. A vantagem dessa sistemática é que é possível acompanhar exatamente o nível de conversão que essa estratégia está gerando.
Esses e outros estilos de propaganda devem ser considerados de acordo com o tipo de produto que sua marca oferece, o tamanho da sua empresa, a verba disponível, entre outros fatores. A Antares Comunicação faz toda a gestão da campanha de marketing de influência de acordo com os desejos e necessidades de seus clientes: desde o momento de pesquisa e levantamento de informações, até a escolha do melhor influenciador para a campanha, etapas de entrega e parte financeira.
Erros comuns na estratégia de marketing de influência
Escolher influencers apenas com base no número de seguidores
A quantidade de seguidores é importante em algumas estratégias, mas não deve ser a única métrica para escolher um influenciador. Compatibilidade com a sua marca, tipo de público cativado e o tipo de conteúdo que o influenciador produz devem ser levados em conta. Se assegure de que a imagem que o influenciador transmite é uma imagem que combina com o que você deseja passar ao seu público.
Não respeitar a originalidade do influencer
Para uma estratégia de marketing de influência ser bem sucedida, o público deve enxergar o envolvimento do influenciador com a sua marca como algo natural. Scripts muito engessados, que tolhem a liberdade criativa e de expressão do influencer acabam pegando mal. Se o influenciador escolhido é conhecido por falar em uma linguagem informal e com gírias, não adianta obrigá-lo a falar de outra maneira apenas para realizar a sua campanha, pois o público irá notar a mudança e não acreditará na mensagem
É importante lembrar que o influenciador conquistou aquela audiência, então ele sabe melhor do que ninguém como manter a atenção daquele nicho.
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