Sua agência está fazendo um bom trabalho de marketing?
O começo de cada ano é o melhor período para que uma agência possa fazer a avaliação do seu próprio desempenho, tendo como base os dados e resultados que foram apresentados no ano anterior.
Essa é uma das melhores formas de saber se a sua agência está ou não fazendo um bom trabalho de marketing, e a maneira certa de colocar isso em prática é por meio da análise das KPIs.
Hoje em dia, para saber se o trabalho que a sua empresa está fazendo em marketing não adianta mais somente observar a quantidade de visualizações. É necessário estar dimensionando todos os resultados ao realizar a medição de quão
eficaz é a sua estratégia, o que somente é possível através desses indicadores de desempenho.
O objetivo desse artigo, portanto, é mostrar um pouco mais sobre a importância dos KPIs, bem como quais os principais e como eles funcionam. Acompanhe!
KPIs do marketing: Qual a importância deles?
O número de curtidas de uma publicação, ou seja, a medição de quantas pessoas reagiram de forma positiva a uma determinada publicação, surgiu com mais força com o Facebook.
Essa foi uma forma de medir o comportamento dos consumidores que passou a ser usado em várias outras redes sociais, como no caso do Instagram, de forma personalizada e mais clara.
Apesar de ter sido relevante, hoje ela é uma medição bastante superficial sobre como uma determinada publicação teve impacto sobre seu público, já que há como aprofundar mais esse olhar e a compreensão sobre ele.
O uso de um indicador-chave, seja ele qual for, trata-se de uma forma de você conseguir medir os resultados da sua agência, entendendo o que está ou não funcionando, então fica mais fácil compreender se o que foi planejado deu certo.
Sendo assim, hoje em dia é essencial que você saiba ler os relatórios que são gerados, compreender as principais KPIs de marketing e então combiná-las com os resultados obtidos em vendas.
E quais são os KPIs mais essenciais para o marketing? Você vai conhecer nos tópicos a seguir!
Taxa de conversão de leads
Os leads tratam-se daqueles usuários que realizaram uma ação que você estava esperando deles, seja a assinatura da newsletter ou ainda o download de um e-book, ou ainda a realização de uma compra.
Ao analisar os leads, você pode saber se realmente houve alguma conversão e se os materiais usados melhoram o seu Retorno sobre o Investimento.
Portanto, a melhor forma de estar analisando os leads e entendendo seus resultados é por meio do acompanhamento da taxa de conversão.
Posição das palavras-chave
Essa é uma forma da sua agência acompanhar, de maneira padrão, qualquer tipo de estratégia de conteúdo que for desenvolvida na internet. As palavras-chave, ou keywords, são formas de você conseguir especificar o conteúdo que será criado e essenciais dentro das estratégias de otimização de conteúdo, via SEO, seja para Google ou redes sociais.
Você pode encontrar ferramentas de SEO que permitirão compreender quem é que se encontra dentro da primeira página do Google, por exemplo, permitindo que seja possível medir o KPI. Assim, você vai poder compreender o ranqueamento das palavras-chave usadas em seus conteúdos e ver qual foi seu posicionamento durante um determinado período, e quanto mais alto for ele, mais terá sido relevante ao Google.
Taxa de visitas únicas
Por mais que seja um KPI simples, ele é de extrema importância, já que permite que você tenha uma noção mais real de como anda sua presença online. Você irá poder analisar qual foi a quantidade real de visitantes da sua página por meio das visualizações únicas, ou seja, não importa quantas vezes um usuário entrou em sua página, somente a primeira é contabilizada.
Taxa de rejeição
Esse é um KPI que você irá poder utilizar relacionado com outro, que será visto a seguir, o tempo de página.
A principal diferença entre elas está no fato de que a taxa de rejeição mostra a % de sessões que cada usuário entrou em sua página, saiu dela e não realizou nenhuma ação.
Esse indicador, que é do próprio Google Analytics, pode ser medido sempre que você divide as sessões que possui no site por todas as sessões de uma página mais específica.
Dessa forma, você poderá compreender, por exemplo, se um conteúdo específico é ou não relevante para a sua persona. É um indicador do Google Analytics, sendo medido quando se divide todas as sessões no site pelas de uma página específica.
Tempo de página
Por último, temos o tempo de página como um ótimo KPI que ajuda a medir qual o tempo que um determinado usuário passou em seu conteúdo. Se ele passa pouco tempo, então você precisará pensar em mudanças que deverão ser feitas, já que isso indica que seu conteúdo não se mostra relevante para a sua persona.
O KPI de tempo de página é sempre medido por segundos, então você precisa saber que metas irreais não alcançadas irão trazer entendimentos errados e problemas nas análises dos resultados.
Conclusão
Como visto aqui, com o começo do ano é possível fazer uma verificação nos dados obtidos no final de 2021 para saber se sua agência está ou não fazendo um ótimo trabalho. Neste texto, você conheceu um pouco mais a respeito do que é um KPI, sua importância e quais os indicadores de desempenho mais essenciais para acompanhar no marketing.
Gostou do artigo de hoje sobre se a sua agência está fazendo um bom trabalho de marketing?
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