Com o boom das redes sociais, muitas empresas passaram a divulgar seus produtos, construir relacionamento com os clientes, e até mesmo efetuar vendas através de plataformas como Instagram, Facebook e TikTok. Com tantos usuários ativos nessas redes e com as diversas facilidades para fazer negócios dentro delas, alguns empreendedores se perguntam: “ainda vale a pena ter um site para a minha empresa?”
E a resposta é sim, vale, e muito. As redes sociais não substituem um bom site, e nós vamos te explicar porquê.
Por que sua empresa precisa de um site
Existem vários benefícios em ter um site para a sua empresa. Se liga só nas vantagens:
A audiência é sua
Especialmente se tratando desse suposto conflito entre site e redes sociais, esse ponto é super importante. Falamos em “suposto conflito” justamente porque a estratégia mais inteligente é equilibrar essas duas ferramentas, de modo que elas se complementem.
Mas a grande vantagem do site em relação às redes sociais é que a audiência do seu site é sua. E o que significa isso? Bem, imagine que do dia para a noite as redes sociais saiam do ar, devido a algum erro como o recente apagão cibernético, ou proibição, como o que pode acontecer com o TikTok nos EUA. Caso isso acontecesse, como você continuaria se comunicando com seus clientes e potenciais clientes?
Além disso, as redes sociais utilizam algoritmos que nem sempre são claros, e estão em constante mutação. Se esses algoritmos passam a desfavorecer o seu negócio, você precisa ter alternativas a eles.
Com um site próprio, seus clientes e potenciais clientes sabem que existem outros meios de acessar a sua empresa que não sejam somente as redes sociais. Se o seu site promover conteúdo de relevância, é ainda melhor.
Leia mais: Dá certo depender só das redes sociais sem ter um site?
Transmite autoridade e credibilidade
Um site próprio transmite uma imagem profissional da sua empresa, principalmente se o site for esteticamente bem feito, funcional, e seguro, com selos de segurança.
Pode ser acessado de qualquer lugar a qualquer hora
Nossa sociedade vive conectada, e muitas pessoas navegam na internet e, inclusive, fazem compras de madrugada ou nos finais de semana. Através do site você permite que as pessoas efetuem compras no seu endereço online a qualquer momento.
Caso isso não seja algo viável para o seu negócio (caso sua empresa ofereça serviços ou produtos que precisem de um consultor de vendas disponível), o site é vantajoso da mesma maneira. Afinal, as pessoas podem pesquisar sobre a sua empresa, tomar conhecimento do seu negócio, e através de formulários, se cadastrarem e solicitarem um contato posterior por parte do seu atendimento.
Aparece no Google
Um site proporciona maior visibilidade para sua marca através do seu desempenho no Google. Para que isso aconteça, é preciso trabalhar as técnicas de SEO, como falaremos adiante.
A partir desse primeiro contato, é fácil manter um relacionamento com o cliente através de estratégias de inbound marketing: ou seja, envio de e-mails, cupons de desconto, newsletters e demais mecanismos que mantenham a sua empresa dentro do radar do cliente.
Leia mais: Como avaliar a presença digital da sua empresa
Funciona como uma vitrine ou cartão de visitas online
Dentro do seu site você pode expor os seus produtos com fotos, descrição e preço, de modo a criar uma verdadeira vitrine online para o seu negócio. Além disso, as informações de localização, história e formas de contato, por exemplo, ficam facilmente reunidas em um
só local.
O que o site da sua empresa precisa ter
Independente do nicho de atuação da sua empresa, algumas características não podem faltar no site do seu negócio.
Bom desempenho desktop e mobile
Tanto no desktop (computador ou notebook) quanto no mobile (celular ou tablet), seu site precisa funcionar de forma fluída, sem travar e nem sofrer bugs (ou “erros”). Se o desempenho não for bom, a navegação do usuário fica prejudicada, e ele pode acabar desistindo da compra.
Técnicas de SEO
SEO significa Search Engine Optimization, que em português é algo como Otimização dos Mecanismos de Busca. São uma série de fatores que impactam no posicionamento do seu site nos buscadores (como o Google). A qualidade da navegação do site, o nível de segurança, a profundidade do marketing de conteúdo e o uso de palavras-chaves são alguns dos fatores que afetam a qualidade do SEO.
Informações sobre a sua empresa
No seu site as informações precisam estar concentradas de modo a serem facilmente encontradas pelo cliente. Antecipe-se a qualquer dúvida que possa surgir para quem navega nele, e busque oferecer todas as respostas possíveis; se for necessário, crie um “FAQ” com as perguntas mais comuns sobre seu produto ou serviço.
O que não pode faltar de maneira nenhuma no seu site:
● Endereço
● Telefone
● Uma apresentação da empresa
Mas, além dessas informações básicas, também é interessante acrescentar:
● Cases de sucesso e depoimentos de clientes
● Ocasiões em que sua empresa saiu na mídia, caso tenha acontecido (matérias na televisão, jornal ou revista por exemplo)
Informações sobre seu produto
Caso você venda produtos, procure colocar o máximo de informações possíveis, e fotos de muita qualidade. Caso ofereça serviços, também forneça todos os dados necessários que possam ajudar na tomada de decisão do seu possível cliente.
Design bonito e funcional
Já falamos sobre a importância do bom desempenho do seu site, mas a funcionalidade do design vai além disso. Um dos princípios de design para sites e aplicativos é que o visitante use o menor número de cliques possíveis para realizar determinada ação. Ou seja, não dificulte o acesso a informações ou à venda, por exemplo, fazendo com que seu cliente tenha que passar por várias páginas até achar o que precisa.
Além disso, um site bonito, com cores que dialogam entre si, sem poluição visual e que combina com a identidade visual da sua empresa causa uma excelente impressão.
Conteúdo relevante
O blog é uma excelente maneira de atrair pessoas para o seu site. Afinal, quando um usuário digita sua busca, dúvida ou curiosidade no Google, milhares de resultados aparecem: textos informativos e que agregam valor, por exemplo. Dessa maneira, um blog
ajuda não somente a posicionar seu site no Google, mas também educa seus possíveis clientes a respeito do seu produto, serviço ou universo da sua marca.
Como criar um site para sua empresa
Atualmente existem plataformas que contam com modelos prontos de sites para que o usuário possa pagar e adaptar um pouco conforme a identidade visual e necessidades do seu estabelecimento. Embora esse tipo de facilidade seja atraente, o mais indicado para quem quer um site seguro e de qualidade, é contratar uma mão de obra especializada.
Os desenvolvedores são profissionais que criam sites, e eles estudam muito para torná-los intuitivos, atraentes, e, principalmente, seguros. Afinal, seu site precisa estar em conformidade com a LGPD, e especialmente se for possível efetuar pagamentos através dele, o seu cliente precisa ter certeza de que não cairá em golpes nem terá seus dados de cartão roubados, por exemplo.
Outra vantagem de contar com uma equipe especializada é o suporte técnico. Problemas podem surgir, e nada melhor do que ter uma equipe ou um profissional que esteja disponível para você.
Afinal de contas, criar e manter um site não é tão simples, e demanda muitas frentes de atuação. Recapitulando tudo o que vimos ao longo do texto, precisamos lembrar que seu site precisa de:
● Um designer que elabore uma imagem profissional e bonita
● Um desenvolvedor que crie um site amigável, funcional e seguro
● Um redator que escreva as descrições dos produtos e os conteúdos do blog
● Um fotógrafo que tire boas fotos dos seus produtos
● Um profissional especialista em SEO
● Um profissional de inbound marketing para nutrir os leads que chegam através
do seu site
Sem uma equipe completa, pode ser difícil dar conta de tudo sozinho, não é? Sem os profissionais necessários, seu site pode ficar defasado, desatualizado e ineficaz.
A Antares Comunicação oferece o serviço de desenvolvimento de site
Na Antares você encontra todos esses profissionais a seu dispor, capacitados para fazer o marketing da sua empresa avançar de nível. Somos uma agência full service, ou seja, oferecemos todos os serviços de marketing digital e offline.
Nós criamos o seu site do zero e complementamos a publicidade do seu negócio com nossas diversas ferramentas e estratégias – afinal, o marketing de uma empresa não se faz somente com site, ou somente com redes sociais!
Se você sente que está pronto para dar um upgrade no marketing da sua empresa, entre em contato conosco. Você será muito bem vindo na galáxia antariana!