A publicidade digital transformou a maneira de conectar consumidores e empresas. É ela quem define toda forma de promoção de uma marca ou produto realizada na internet.
Se você pensa em adotar esta prática, saiba que está no caminho certo. A publicidade digital vem crescendo a cada ano, pois os usuários estão mais conectados.
As opções dentro da internet são inúmeras e queremos direcionar você e seu negócio para uma estratégia mais assertiva, então no artigo de hoje, vamos esclarecer melhor alguns conceitos e te dar algumas dicas de como aplicar essa estratégia para melhorar a performance da sua empresa. Vamos lá?
O que é a Publicidade Digital?
Publicidade digital é toda forma de promover uma marca por meio de dispositivos e canais digitais.
Ela serve para divulgar uma marca e seus produtos, alcançar o seu público-alvo e criar um relacionamento com os consumidores.
As mudanças de comportamento do consumidor e a evolução da tecnologia foram os propulsores da publicidade digital. Por isso, nos últimos anos, a internet se tornou o lugar em que as empresas precisavam estar.
Diferença entre publicidade digital e marketing digital
A diferença é sutil, mas existe. O marketing lida com todos os 4 Ps do Mix de Marketing: Preço, Produto, Praça e Promoção.
Esse composto determina a forma como uma marca se apresenta no mercado. No marketing digital, a única diferença é que essas ações são pensadas para o ambiente online.
A publicidade é uma ferramenta do marketing, porque está dentro de um desses Ps: o de Promoção. Essa é uma das formas com que a empresa promove a marca e os produtos junto ao público ― e a publicidade digital é a ferramenta que faz isso nas mídias online.
Por que a publicidade digital faz diferença aos negócios?
Não há como negar, a internet está presente na vida de todos, inclusive de seus clientes e isso é um trunfo que você precisa usar em prol da sua empresa.
Podemos destacar aqui alguns diferenciais da publicidade digital:
- Comparada à publicidade tradicional, você verá que o custo é bem mais em conta. Basta confrontar o valor que você precisa investir em uma propaganda para que ela seja exibida em horário nobre na televisão a uma campanha no Adwords, por exemplo;
- Na publicidade digital, você consegue mensurar quem é seu público-alvo, criando campanhas focadas em anunciar apenas para elas. Isso torna as suas chances de conversão muito maiores;
- O universo digital possui multicanais, então você não precisa escolher anunciar apenas no Facebook ou no Google. Pode criar uma estratégia e colocar para rodar anúncios em todas as plataformas que seus possíveis clientes estejam presentes;
- Existem também diversos formatos para anunciar: banner, vídeo, texto ou da forma que você julgar mais oportuno ao seu público;
- Mesmo começando do zero, o seu negócio tem a oportunidade de se fazer presente nos meios digitais, o que é de suma importância para atrair excelentes resultados;
- A publicidade online não foi abalada pela crise, algo importantíssimo no atual cenário econômico.
4 dicas para fazer publicidade digital
É preciso que as empresas entendam que a publicidade digital não é apenas pagar por um espaço em um site de renome ou então, anunciar dentro de uma rede social. Será necessário ter um planejamento de acordo com sua presença digital, senão os resultados vão deixar a desejar.
Essas dicas abaixo vão direcionar melhor sua estratégia:
#1 – Crie sua presença digital
Fazer publicidade digital apenas por fazer não te levará muito longe e nem fará com que as pessoas comprem de você. Será preciso que você crie uma presença digital unindo-se às pessoas que compactuam das mesmas ideias, da mesma sintonia.
#2 – Seja uma marca ativa
Entenda que a internet dá a possibilidade de conexão a qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo com muita rapidez e agilidade, sendo assim, se você quer marcar presença, será preciso estar ativo, engajado e alinhado com seu público-alvo.
#3 – Propagandas personalizadas
A publicidade digital está dentro da casa das pessoas, em seus celulares, em suas televisões conectadas e em todos os lugares. Porém de uma forma totalmente personalizada. Esse é o grande diferencial das mídias online para a publicidade tradicional.
#4 – Invista em conteúdo
Não adianta apenas anunciar, você precisa investir em conteúdo para doutrinar e conscientizar seu público de que comprar de você é a melhor alternativa. Quando eles começam a perceber o valor que sua marca tem, se tornam consumidores fiéis.
Benefícios da publicidade digital
Não é por acaso que tantas marcas aderiram à publicidade digital. Existem muitos benefícios, especialmente para os pequenos negócios, que tinham menos oportunidades antigamente.
Alcance ampliado
A internet não tem fronteiras. Você pode falar com os vizinhos do seu bairro, mas também com quem está do outro lado do mundo.
Isso significa que a publicidade digital é capaz de aumentar o alcance da sua empresa, não só para divulgar a marca, mas também vender seus produtos no comércio eletrônico.
Capacidade de segmentação do público
Já ouviu falar de big data? Essa expressão se refere à enorme quantidade de dados que a internet armazena. E um dos benefícios do big data é proporcionar uma infinidade de dados sobre os consumidores.
Eles podem ser usados, para segmentar o público das suas divulgações e atingir exatamente quem você deseja.
Cobrança mediante resultados
As mídias pagas da internet têm uma grande vantagem em relação aos canais offline. Diferentemente de uma publicidade no jornal e em outdoor, o anunciante não paga antecipadamente.
Na internet, ele só é cobrado quando obtém o resultado que gostaria (um clique, uma visita ao site, uma conversão). Daí surgem as formas de cobrança, entre elas: custo por clique (CPC), custo por mil impressões (CPM) e custo por aquisição (CPA).
Poder de mensuração
Outro grande diferencial, possibilitado pelo big data, é a capacidade de mensurar os resultados da publicidade.
Você pode saber exatamente quantas pessoas visualizaram, clicaram e finalizam a compra a partir do anúncio.
Ficou com dúvida de como aplicar e melhor seu negócio utilizando publicidade digital?
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