Atendendo à convite do coordenador do curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau, Marcelo Rodrigo, as antarianas Eloísa França e Fani Pires realizaram oficina nesta quinta-feira (13), para os alunos de publicidade e propaganda, na 4ª Mostra Científica de Comunicação Social da instituição. O tema foi “Mídias Alternativas, Inovação e Comunicação”.
“É sempre gratificante passar conhecimento e trocar experiências, ainda mais quando aliamos duas abordagens tão importantes como Mídias Alternativas e Violência Contra Mulher, abrindo espaço para uma discussão que conscientiza e transforma a forma de vermos nosso papel e enxergar a realidade do tema no nosso meio”, disse a diretora de criação, Fani Pires.
A ideia foi mostrar as possibilidades de exploração das redes sociais e outras mídias alternativas. Por isso, foi apresentada a 1ª novela digital do Brasil, “Maria Lúcia”, desenvolvida pelo Departamento de Marketing Digital da Antares, para a Secretaria Estadual da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), ambientada na rede social Facebook.
A novela foi desenvolvida com o objetivo de incentivar mulheres em situação de violência, a buscar alternativas oferecidas pelo Governo Estadual e acabar com essa triste realidade, ganhou repercussão nacional, sendo elogiada durante reunião das Secretarias de Mulheres de todo o país, em Brasília.
Em apenas três dias, o perfil da novela recebeu mais de 800 solicitações de amizade de forma natural, sem intermédio de mídia paga, SEO e SEM.
A ferramenta, por ser digital, facilitou o contato de mulheres em situação de violência, que posteriormente buscaram ajuda. A novela se tornou um meio de orientação. Várias delas foram aconselhadas a dirigir-se à Delegacia da Mulher ou Defensoria Pública.
As antarianas observaram durante a oficina, como o assunto, por ser polêmico, levanta questionamentos. Os alunos interagiram e se interessaram em saber mais sobre a violência contra a mulher.
O perfil da novela no Facebook pode ser visitado através do link