Imagem conceito construção civil, escrito "marketing para construtoras"

Marketing para construtoras: a importância de uma estratégia de qualidade

O mercado da construção civil é um dos mais importantes para a sociedade, e também um dos mais disputados. Todos os dias novas obras começam e, com um ticket médio tão elevado, o cliente precisa ser realmente convencido de que está fazendo um bom negócio.

Diante de um cenário tão desafiador, uma estratégia de marketing para construtoras sólida, que transmita autoridade, realce os bons atributos da empresa e do empreendimento, e saiba chegar ao comprador certo, na hora certa, é essencial. Por isso, o marketing para a construção civil é a base para os bons resultados na área.

Por que pensar em marketing para construtoras?

Como mencionamos acima, o mercado da construção civil é disputado e o processo de vendas não é tão simples. Empresas de construção civil que não investem em marketing, ficam para trás, como em qualquer outro nicho.

Para que uma construtora conquiste seus objetivos, não basta atingir um público amplo: é preciso atingir o público certo.

Estamos em uma nova era: embora ainda sejam cruciais, as antigas estratégias de marketing para construtoras, somente voltadas para ações offline, não são o suficiente. Hoje, elas precisam ser aliadas a um marketing de conteúdo sólido, uma forte presença nas redes sociais e uma boa estratégia de tráfego pago.

VEJA TAMBÉM: 16 estratégias de marketing offline que funcionam para qualquer negócio.

Como fazer marketing para construtoras?

O primeiro passo para começar uma estratégia de marketing para construtoras é identificar o público alvo: Qual seu poder aquisitivo? Do que gosta? Do que não gosta? Que tipo de conteúdo consome? Onde circula?

Também é preciso olhar para a empresa e o empreendimento que se planeja divulgar: Quais seus pontos fortes diante da concorrência? E quais seus pontos fracos? Quais os diferenciais? Há um portfólio de produtos?

Com essas informações mapeadas, é hora de botar a mão na massa e agir. Algumas práticas excelentes para o marketing na construção civil são:

Desenvolvimento de um manual de identidade visual e construção de um branding sólido

● Participação em feiras, exposições e eventos
● Showrooms e maquetes

● Anúncios na TV, rádio, revistas e jornais
● Outdoors
● Sinalização na obra
● Folders e catálogos
● Elaboração de um site otimizado para SEO e de um blog
● Presença nas redes sociais
● Gravação de vídeos do empreendimento ou da obra
● Envio de e-mails e newsletters com as últimas novidades e informações úteis sobre
o empreendimento ou obra
● Desenvolvimento de landing pages para captação de interessados
● Book digital com imagens do empreendimento
● Investimento em mídias pagas
● Estratégia de marketing de influência

Essas são apenas algumas das muitas ações que podem e devem envolver o marketing de construtoras. Mas, isso é somente a ponta do iceberg! O trabalho é intenso, as alternativas são inúmeras, e o planejamento e a criatividade devem ser totalmente voltados para a obtenção de resultados.

Quais os desafios para o marketing de construtoras?

O marketing da construção civil tem desafios bem específicos. Além da já citada concorrência, alguns dos outros desafios são:

● ciclo de vendas longo
● produtos complexos
● normas rígidas de legislação e regulamentação
● alto custo de aquisição de clientes

Para driblar esses desafios, o marketing na construção civil precisa:

● educar o cliente a respeito do produto através do marketing de conteúdo
● se manter relevante
● ter um funil de vendas bem definido
● transmitir autoridade
● transmitir confiança
● focar no relacionamento

Quais os resultados da Antares no marketing para construção civil?

A Antares atua no mercado de marketing e publicidade há mais de 35 anos, e ao longo dessas décadas, representou diversas empresas da construção civil. Além de adquirir experiência, bons resultados e bons frutos dessas relações, a Antares se envolveu de
tal forma com o setor, que hoje nos consideramos verdadeiros especialistas do segmento!

Alguns dos nossos inúmeros cases de sucesso podem ser encontrados no nosso site. Veja dois exemplos:

Case de sucesso: ITM Empreendimentos

A ITM Empreendimentos surgiu da união de três empresários do setor, que diante da grande expansão da cidade de Bananeiras, na Paraíba, decidiram encabeçar um empreendimento que valorizasse o ecossistema local, pensando na sustentabilidade, sem abrir mão da sofisticação.

O desafio inicial se dava ao fato de que a empresa era nova, sem portfólio prévio. A solução foi uma combinação de tudo o que trouxemos ao longo desse conteúdo: desenvolvemos uma charmosa identidade visual para a ITM e para o seu empreendimento, o Condomínio Ville Vert. Munidos disso, posicionamos a marca diante do público certo tanto no digital quanto no offline.

Quando o evento de lançamento foi realizado, o sucesso foi excepcional: 60% dos 200 lotes oferecidos foram vendidos com êxito. Hoje, há cada vez mais interessados nesse verdadeiro paraíso no brejo paraibano.

Você pode ler esse case em detalhes aqui.

Case de sucesso: Frames Esquadrias em PVC

Apesar de ter 5 anos de atuação no Nordeste, a Frames ainda enfrentava desafios, como a falta de conhecimento do público das vantagens do seu produto, e o pouco conhecimento do nome da marca.

Seu carro chefe, as esquadrias em PVC, junto com os demais produtos (ripados, decks, brises e portas em ACM), compunham um catálogo robusto e de qualidade, mas ainda precisavam ser conhecidos pelo público certo.

Nossa solução foi investir com força total em inbound marketing, tráfego pago e redes sociais. Concentramos todo nosso esforço em educar o público sobre o produto, a qualidade e os diferenciais da Frames.

Em apenas oito meses de trabalho, aumentamos em 267% a captação de leads, em mais de 20% o número de seguidores, e alcançamos mais de um milhão de pessoas com as publicações.

O faturamento decolou, e a Frames conquistou sua merecida fatia do mercado (e está pronta para mais!)

Você pode ler este case em detalhes aqui.

Se você quer fazer como a Frames e a ITM e fazer o nome da sua empresa ser ouvido no mercado da construção civil, a Antares é a solução perfeita para você. Entre em contato conosco clicando aqui.

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