Todo bom empreendedor sabe que uma estratégia de marketing bem elaborada, produzida e executada é uma das chaves para o sucesso do negócio. Mas, diante das muitas alternativas existentes hoje, é comum que surja a seguinte dúvida: “devo investir no marketing digital ou offline?”
No artigo de hoje, vamos ajudar você a entender se ainda vale a pena se promover por marketing offline, ou se é melhor montar estratégias apenas para ambientes digitais.
Vamos lá?
O que é Marketing Offline?
O marketing offline é simplesmente o que conhecemos como “marketing tradicional”, e que existe há décadas, desde antes da popularização da internet.
Ele é constituído por propagandas de televisão e rádios, confecção de panfletos, anúncios em jornais, revista, outdoor, mala direta, telemarketing, promoções, eventos e outros. Basicamente toda forma de divulgação que não esteja veiculada na internet.
Quem achou que essa forma de propaganda morreria se enganou feio. Afinal de contas, ainda andamos pelas ruas e vemos anúncios fixados em ônibus e outdoors que chamam nossa atenção, ouvimos rádio enquanto dirigimos, assistimos à televisão, folheamos revistas e participamos de festas, feiras e eventos.
Nada disso deixou de fazer parte da nossa rotina, e com a ajuda da tecnologia, esse cenário apenas ganhou força. Podemos, por exemplo, ver pequenas inserções de anúncios veiculados em totens dentro dos shoppings, ou em TVs dentro de alguns transportes públicos, indicando que o marketing offline ainda funciona.
O marketing offline está vivo, e você não precisa escolher entre ele ou o digital. A melhor solução é somar as duas estratégias e atingir o público referente a cada uma delas.
Vantagens de usar o marketing offline
Vamos te mostrar quatro motivos que mostram os benefícios de usar essa estratégia de divulgação.
Alcança as massas
Enquanto uma das grandes vantagens do marketing digital é o poder de segmentação de nichos, a primeira vantagem que vamos destacar em relação ao offline é justamente o oposto: o marketing offline alcança um público enorme, inclusive aquele que não está muito bem inserido no ambiente digital. Isso é muito bom quando você precisa atingir um público mais abrangente, ou deseja fazer uma grande inserção do seu produto ou serviço no mercado.
Transmite credibilidade
O marketing digital é importantíssimo, e hoje é praticamente impossível que um negócio sobreviva sem investir nele. Mas o marketing offline ainda transmite muita credibilidade para a maioria das pessoas – afinal, infelizmente todos sabemos que muitos negócios utilizam de estratégias desonestas para crescer no digital, como compra de curtidas e seguidores. A visualização da propaganda do seu negócio em canais como televisão, rádio ou outdoors gera um impacto positivo muito grande no público – transmite a ideia de que há um investimento sólido por trás da sua empresa, e ainda ajuda no fortalecimento da sua marca.
Constrói relacionamento
Participações em eventos, feiras ou outras formas de atuação presencial ajudam a dar notoriedade à marca e criam um relacionamento “cara a cara” com seu público. Isso estreita os laços e estabelece uma conexão emocional com seus clientes.
A sua criatividade em atrair o cliente pode gerar mídia espontânea – inclusive na internet
O marketing offline também permite que você aflore sua criatividade e atraia a atenção das pessoas de forma positiva e impactante. Ações dessa natureza podem gerar mídia espontânea (publicidade gratuita). Quando o impacto da ação é grande, as pessoas podem compartilhar o seu conteúdo naturalmente e gerar mais resultados para você.
A Coca-Cola, por exemplo, continua investindo em marketing offline e acaba gerando valor para sua marca. Quem nunca ficou tocado com caminhões de Natal que visitam as cidades?
Outro exemplo bom é a Netflix. Que mesmo sendo uma startup totalmente online, decidiu promover a temporada da série “Orange Is The New Black” localmente. Ela simplesmente teve a ideia de transformar a fachada de um prédio em Paris numa prisão feminina – que é o cenário principal da série. Muito legal, não é?
Ações como essa ajudam a promover a marca e levam experiências diferentes as pessoas.
Agora que você já sabe que o marketing offline ainda é uma ótima opção de marketing para o seu negócio, que tal investir em ações criativas para a divulgação do seu negócio? Somos especialistas em marketing e podemos te ajudar a alavancar seus resultados com inovação, conhecimento e estratégia. Vamos conversar?