No mês conhecido mundialmente como “Outubro Rosa”, a Antares veste a camisa em prol da causa do diagnostico precoce do câncer de mama e faz um alerta sobre a importância de aderirmos a prática do autoexame, com a criação do conceito “O Café é um Hábito, a Prevenção Também”, ambientado na página da agência na rede social Facebook.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que aproximadamente 57.120 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados em 2014, sendo o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.
É preciso conhecer seu corpo para conseguir perceber quando algo está errado.
Apesar de ser menos comum em mulheres abaixo dos 35 anos, é necessário o cuidado desde a puberdade quando os seios estão em desenvolvimento. Mas após os 40 anos, a mamografia se torna um exame indispensável na prevenção de problemas futuros.
Vale ressaltar que, apesar de raro, o câncer de mama também pode se desenvolver em homens, que somam 1% do total dos diagnósticos.
Para facilitar o diagnostico precoce é fundamental o autoexame mensal.
A aparência física e outros fatores podem ajudar no diagnóstico, mas a mamografia é fundamental nessa luta, pois muitas vezes o problema fica invisível durante um tempo, dificultando a percepção prematura.
Segundo a diretora de criação e redação, Fani Pires, o conceito foi criado com o foco no Outubro Rosa, linkando o hábito que temos de tomar café, ao hábito da prevenção, uma forma de incentivar e alertar as mulheres para a importância de fazer a mamografia e o autoexame. A arte com a xícara de café formando o sutiã, foi pensada para representar imageticamente essa ideia.
Ficha Técnica
Direção de Criação e Redação: Fani Pires
Direção de Arte: Mariana Rosal
Ilustração: Daniel Ramos