O encontro nacional realizado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) reuniu nesta sexta-feira (12) em Recife (PE), os representantes regionais da associação para discutir questões como mídia programática, eleições entre outros.
O presidente do Conselho Executivo de Normas Padrão (Cenp), Caio Barsotti, fez uma avaliação a respeito de como empresas de mídia programática estão se introduzindo e ganhando espaço no Brasil. De acordo com ele, a temática também vem sendo discutida na Europa e nos Estados Unidos. Um dado da norte-americana Association of National Advertisers (ANA), aponta que 60% do investimento em mídia programática fica no domínio das empresas que administram o empreendimento entre agências, anunciante e veículos. O que pode ser feito por meio das trading desk, dmand side plataform (DSP), Ad Excahnge, Supply-Side Platform (SSP) e Ad Network.
A discussão seguiu com a pauta eleição presidencial. O presidente do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, expos números para mostrar que a presidência ainda é um enigma, inclusive as previsões para um possível segundo turno.
O presidente da Abap e da Publics Brasil, Orlando Marques, frisou que independente dos resultados das eleições o mercado publicitário não vai sofrer grandes danos, isso porque a indústria está preparada caso algo negativo aconteça.
A Abap exibiu duas propostas que fortalecem o comprometimento da instituição com os profissionais da área. O primeiro projeto é o Banco de Talentos que consiste em uma página eletrônica no site da entidade onde ficarão armazenados currículos e portfólios. As agências terão acesso a esses perfis facilitando a contratação de profissionais.
A Abap, juntamente com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), criou um projeto de educação à distância dando oportunidade para profissionais de todo o Brasil. A referida capacitação também será realizada em João Pessoa, com participação exclusiva dos colaboradores das agências associadas à Abap PB.
Sobre o evento, o presidente da Abap PB, Expedito Junior, fez sua avaliação sobre encontro. “A pauta da reunião foi recheada de novidades. Refletimos sobre esse momento de mudança que o cenário da publicidade brasileira está passando. Nunca foi tão necessário ficarmos atentos aos movimentos e a chegada de novos players, o que vai determinar um futuro totalmente imprevisível, cheio de oportunidades e ameaças”, comentou Junior Guerreiro.