Anualmente, milhões de negócios e consumidores se mobilizam em função de uma data comercialmente estratégica: estamos falando da Black Friday. Embora a ocasião já esteja bem consolidada no Brasil, muitos donos de negócio ainda se pegam nervosos pensando
na melhor maneira de se preparar para o momento. É o seu caso? Relaxe! A Antares preparou esse conteúdo pensando em você.
Quando é a Black Friday 2024?
A Black Friday 2024 será dia 29 de novembro. Por isso, se você ainda não se organizou, coloque a mão na massa: já está na hora!
Como se preparar para a Black Friday?
Existem uma série de boas práticas que podem ser aplicadas não somente na Black Friday, mas durante o ano inteiro no seu negócio. Práticas como um site seguro com muitasopções de pagamento, equipe comercial bem treinada e solícita, conhecimento das dores e desejos do seu público, para citar algumas.
Vamos partir do princípio de que isso já está estabelecido, para focarmos em atitudes práticas, rápidas e voltadas diretamente a como se preparar para a Black Friday.
- Estabeleça os produtos e/ou serviços que terão desconto ou serão alvos de campanha promocional: Entenda que você não precisa oferecer promoção em TODOS os seus produtos e/ou serviços, mas sim nos mais estratégicos para a ocasião. Pense no que o seu público mais procura e avalie de que forma você pode aproveitar a oportunidade do gatilho de oportunidade e urgência da Black Friday para fechar mais vendas.
- De olho no Código de Defesa do Consumidor: Ao elaborar sua campanha, atente-se às regras. Seja transparente com o consumidor, e fuja da famosa “black fraude”: inflar os preços originais para dar a falsa sensação de desconto. Além disso, procure deixar bem claro o início e o término da campanha. Evite qualquer tipo de constrangimento para você e seus clientes.
- Invista em tráfego pago: A época é de muita competitividade: os seus concorrentes provavelmente estão anunciando em todos os locais o que estão fazendo para a ocasião. Você precisa entrar no jogo. O tráfego pago oferece inúmeras vantagens, como já abordamos nesse conteúdo.
- Sinalize sua loja física e online: Todos os canais de vendas devem estar claramente sinalizados para a Black. Sua loja física e digital, suas redes sociais, e até mesmo o seu WhatsApp Business: mude os ícones, faça postagens e deixe bem claro que o seu negócio está em promoção.
Redes Sociais: um superpoder na Black Friday
As redes sociais podem ser suas maiores aliadas em relação à Black Friday. Para saber em quais delas focar, você deve ter conhecimento de quais delas o seu público usa. A partir disso, criar uma estratégia focada na intensidade e no conteúdo certo, fará toda a diferença.
O melhor de cada rede
Cada rede social permite um tipo específico de relacionamento com o público:
● Instagram: É quase uma vitrine ou cartão de visitas. Procure explorar todos os
recursos, para usar o algoritmo a seu favor. Use Stories, Reels e Publicações no
feed para maximizar o alcance.
● Facebook: Aproveite anúncios pagos com segmentação precisa e grupos para
interagir diretamente com comunidades.
● TikTok: Vídeos curtos e criativos, geralmente para um público inferior aos 30
anos.
● LinkedIn: Se você trabalha com B2B ou ofertas voltadas a profissionais, crie
postagens mais estratégicas e artigos.
● WhatsApp e Telegram: Grupos e listas de transmissão podem ser canais eficazes
para divulgar ofertas exclusivas e gerar um senso de urgência.
● YouTube: Utilize tutoriais, unboxings e comparações de produtos,
especialmente se o seu produto tem um valor mais alto ou técnico.
A dosagem ideal de frequência de postagens
A intensidade certa de postagens deve ser levada em conta: seu público não pode cansar do seu conteúdo, mas também não pode ficar sem vê-lo. Combine uma expectativa com um senso de urgência:
- 1 mês antes: Hora de criar expectativa! Vá aumentando a frequência e preparando o terreno com posts sobre o que esperar da Black Friday. Faça teasers das ofertas e incentive as pessoas a se inscreverem em newsletters ou listas VIPs.
- 2 semanas antes: Publique conteúdos de aquecimento, como contagens regressivas, dicas de como aproveitar a Black Friday e histórias de clientes satisfeitos.
- Semana da Black Friday: Hora da ação! Publicações diárias ou até várias por dia, usando Stories, Reels, Lives e promoções relâmpago.
- Durante a Black Friday: Atualize o público constantemente, informe sobre estoques, mudanças de preços e ofertas limitadas. Lembre-se que nesse dia o público quer tomar decisões rápidas, por isso, esteja sempre pronto para tirar dúvidas.
Seja criativo e provoque seu público!
Diante de tantas opções de conteúdo, a atenção do seu público vale ouro. Procure ser criativo e autêntico nos conteúdos, para que prestem atenção na sua oferta e no seu produto. Algumas estratégias que sempre dão certo:
● Conteúdo em formato de listas: “5 razões para comprar produto x”, “3 produtos que podem ser utilizados para tal fim”
● Produtos selecionados: Outro tipo de lista, mas que também chama a atenção, são as listas de produtos selecionados. Por exemplo: “Confira os produtos com até 50% de desconto”; “Frete grátis nestes produtos”.
● Gatilho de urgência e escassez: Explore táticas como “Últimas 5 unidades deste produto”, “A promoção dura apenas 24 horas!”
● Prova social e conteúdo gerado pelo usuário: Peça para seus clientes compartilharem fotos e testemunhos dos seus produtos e serviços, e mostre ao restante do público como a sua solução o ajudou. Por exemplo: “Vejam como João atingiu o objetivo X com nossa solução Y!”
Quais as oportunidades que se escondem por trás da Black Friday
Para além de questionar como se preparar para a Black Friday, é importante que você, empresário, entenda qual a importância dessa data para o seu negócio. Muitas oportunidades se escondem por trás desse dia:
- É o momento de conquistar novos clientes: Alguns clientes podem estabelecer contato com o seu negócio pela primeira vez durante a Black, através de alguma oferta que chame a atenção. Por isso, é super importante oferecer não somente um atendimento de excelência, mas um pós-venda de qualidade.
- Demonstra que o seu negócio está atento ao que acontece no mercado: Apesar de ser um evento de fama mundial, alguns negócios se sentem intimidados pelo porte da Black Friday, e se abstêm de entrar na competição. Ao criar iniciativas parao evento, o seu negócio demonstra que está apto para bater de frente com a concorrência e conquistar uma fatia ainda maior do mercado.
- Aumento do ticket médio: Como os consumidores costumam se preparar para gastar na época, é a chance de fechar venda maiores.
- Aumento das vendas: E claro, a maior vantagem de participar da Black Friday é o aumento nas vendas devido a grande demanda e atratividade do momento.
Como preparar seu marketing para a Black Friday?
Sim, a Black Friday é uma data comercial, mas neste momento, o marketing faz toda a diferença. Como já mencionamos, investir em tráfego pago e sinalizar suas redes sociais e e-commerce é obrigatório, mas aqui estão outros passos importantes para o marketing da sua empresa nesse momento:
● Enviar e-mails para seus contatos avisando sobre as suas promoções
● Criar conteúdos focados em SEO e que ajudem o consumidor, como “Guia de compras do produto X”, “Como escolher o serviço ideal para problema Y”, e assim por diante.
● Campanhas de rádio, TV, outdoors, busdoors…
● Parcerias e co-promoção com comerciantes locais
● Ações com promotores de vendas
● Estandes de vendas
● Brindes
A Antares tem 36 anos de experiência no marketing de centenas de empresas: é muita Black Friday para a conta! Por isso, se sua empresa precisa de ajuda nesse momento, ou, com o aspecto geral do marketing do seu negócio, nos chame para um cafézinho! Vamos
adorar te colocar a bordo do nosso foguete. Clique aqui para agendar uma reunião conosco.