Se antigamente as empresas falavam para um público passivo e que acabava tendo seu estilo de vida ditado por elas, hoje a realidade é bem diferente. A era digital deixou o consumidor mais independente e com um poder maior do que consome. A alma do negócio passou a ser não somente a propaganda, mas a forma como e pra quem ela é feita, diversificando e aperfeiçoando as estratégias de marketing.
Nesse novo contexto, a internet passou a conectar as pessoas de todo o mundo e se tornou o principal meio de compra e venda. O e-commerce cresce em ritmo acelerado e a previsão é de aumento das vendas de até 20% em 2019. Diante de tudo isso, o marketing digital se tornou a principal forma de divulgar marcas e produtos. E melhor: Democratizou não só o acesso, como a produção desse marketing online, um espaço infinito de ideias e possibilidades.
Quem ganhou com tudo isso foi o consumidor, que tem mais acesso às informações, tem consciência de seus direitos e se aperfeiçoa como mercado, saindo da passividade para ser o agente de todas as demandas comerciais. As regras são ditadas agora pelo público e as empresas e outros agentes comerciais precisam achar maneiras de atrair e fidelizar a parcela desse grupo que lhe convém. Por isso a importância das estratégias de marketing que sejam menos invasivas e interruptivas e mais assertivas como o marketing de conteúdo, que vende conceitos ao invés de produtos.
O que é o Marketing de Conteúdo
Hoje as empresas conseguem enxergar que vender, por mais que continue sendo o objetivo final, é apenas uma consequência do complexo jogo comercial que fazem parte. Se antes a dona de casa comprava a panela maior ou mais bonita, hoje a mulher moderna adquire aquela que lhe traga agilidade ou conforto ou que suje menos. Entenderam a diferença? Não se compra o que o produto é, mas sim o que ele faz. Nem se impõe uma mercadoria, mas sim se conquista o interesse nela.
O marketing de conteúdo é exatamente a estratégia que coloca em prática esses conceitos. Parte do chamado marketing de atração ou inbound marketing, ele cria conteúdo de alto valor e que seja relevante para um público-alvo pré-definido, que acaba ficando fidelizado porque entende que aquela empresa resolveu o seu problema e pode fazer o mesmo em outro momento. Por definição, ele é um programa que foca na criação, publicação e distribuição de conteúdo para seu público-alvo, na sua maioria online, cujo objetivo é atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Esse marketing online é feito em redes sociais, blogs, ebooks e webinars e junta diferentes profissionais que acabam produzindo conteúdo valoroso e de múltiplos formatos, como jornalistas, fotógrafos, programadores, diretores de arte, dentre outros. O marketing de conteúdo oferece conteúdo, como o nome diz, para angariar vendas.
Como utilizar o Marketing de Conteúdo
Embora, a princípio, possa parecer simples colocar em prática o marketing de conteúdo, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, isso requer bastante foco, atenção e organização. Algumas empresas acham que simplesmente sair postando vídeos ou escrevendo sobre as vantagens dos produtos já é o suficiente, mas o objetivo é exatamente o oposto, é falar sobre os infortúnios e problemas de seus clientes e entregar um conteúdo de alto nível. Tudo isso requer estudo e a elaboração de uma estratégia de marketing que garanta bons resultados.
– Definir um público alvo: Esse é o primeiro passo e que vai nortear todos os outros. O objetivo é a formação de um público fiel e isso pode levar um certo tempo. Fatiando o mercado e escolhendo onde atuar, além de cortar custos, otimiza os resultados a curto, médio e longo prazo. Outra vantagem é poder se concentrar em conteúdos mais trabalhados e elaborados, sem a necessidade de ser tão abrangente.
– Definir os conteúdos: Ciente das especificidades do público, agora é a vez de escolher o tipo de conteúdo a oferecer. É muito importante planejar corretamente todo o material a ser utilizado nesse marketing digital, que oferece uma gama variada de canais, e definir o que precisa ser feito. Entender como cada um dos formatos disponíveis funciona, onde e como divulgar e, acima de tudo, como fazer a mensagem chegar no maior número de pessoas possível.
– Organizar a equipe: Não adianta estar bem servido de profissionais, tanto em quantidade, como em variedade, se não tem bem definido o que cada um irá fazer. Gestão de equipe, assim como em qualquer atividade profissional, também é fundamental no marketing digital.
Vantagens do Marketing de Conteúdo
Existem muitas vantagens que o marketing online pode trazer a um negócio, mas todas são maximizadas quando se trata do marketing de conteúdo. Vejamos algumas delas.
Fidelização de clientes – As estratégias de marketing utilizadas por essa modalidade criam um vínculo com o cliente, que passa a ter uma relação de confiança com a empresa.
Ampliação da visibilidade da marca – Com a publicação frequente de conteúdos, eles passam a ser visualizados por mais pessoas. É a busca por novos clientes.
Diminuição de custos – Direcionando os esforços para o que realmente funciona e interessa ao público definido, os custos diminuem de forma natural.
Diminuição do ciclo de venda – Todo mundo quer vender mais em menos tempo, isso se chama eficiência. Nessa modalidade de marketing digital, os clientes chegam ao momento do fechamento da venda mais rapidamente.
Engajamento de clientes – Lembram-se da questão de vender conceito? Nessa estratégia de marketing o cliente se identifica com a proposta de valor do produto, nem sempre com ele próprio.
Aumento das vendas – Se o marketing online for bem planejado e executado, além de deixar o cliente satisfeito, fidelizado e engajado, ele volta pra outra compra e divulga para os amigos.
Aumento dos leads: O maior objetivo do marketing digital, depois das vendas, é a geração de leads. Números indicam que as empresas que utilizam o marketing de conteúdo aumentam mais de 3 vezes essa geração.
Como ficou claro, o marketing online vem se aperfeiçoando cada vez mais e as técnicas e preceitos do marketing de conteúdo são de extrema importância para as empresas que querem crescer nos dias de hoje.