Já reparou que algumas marcas são tão fortes que passam a dar nome ao segmento de produtos que fazem parte. Xerox, por exemplo, designa toda cópia que fazemos e Bombril passou a ser toda palha de aço que compramos. De alguma maneira, as estratégias de marketing utilizadas por essas empresas imortalizaram seus nomes no imaginário do consumidor. A elas damos o nome de gestão de marca.
O que é gestão de marca
Antes de mais nada, é melhor deixar claro que marca não é apenas a logo ou o nome de uma empresa, mas sim tudo que remete a ela. Qual o primeiro nome que vem à mente quando vemos um carro de luxo vermelho? Nesse caso, a cor se tornou a grande marca da Ferrari, muito mais que o cavalinho empinado. Já no McDonalds, o M amarelo virou referência mundial.
Em todos esses casos, a gestão de marca, também chamada de branding, foi importante para o êxito das estratégias de marketing utilizadas. Por definição, ela é o trabalho que envolve todas as ações para tornar uma marca reconhecida, lembrada e valorizada. A era digital trouxe novos conceitos a essa prática, mas a sua essência permanece a mesma da sua origem.
Branding offline e digital
A imagem sempre foi o principal pilar de qualquer empresa e ela ficou ainda mais essencial com o advento da internet. A reputação de uma marca vai indicar seu sucesso nos negócios e com mais acesso à informação, os consumidores se tornaram ainda mais exigentes quanto a isso. Ter uma boa gestão de marca, tanto nas mídias tradicionais quanto nas digitais, é de extrema importância para o sucesso de uma empreitada. E isso vale para empresas e pessoas públicas.
Tudo que envolve TV, rádio, jornais e eventos presenciais é chamado de branding offline, ou seja, fora da rede. As estratégias usadas na internet recebem o nome de branding online. Uma depende da outra. Não adianta ter uma ótima campanha para usar na TV, sem uma estratégia de marketing digital bem elaborada. Ou mesmo ter um ótimo trato nas redes sociais e deixar de lado os jornais impressos. Esse é um dos grandes desafios da atualidade, equilibrar as ações que envolvem marca nesses dois polos que se completam.
Importância da gestão de marca
Um produto, por melhor que seja, não agrega valor sozinho a sua marca, assim como um artista ao seu trabalho. Isso vai depender de como será feito o trabalho de branding. Gerar confiança no consumidor e despertar interesse é tão importante para fidelizar e conquistar novos clientes quanto trabalhar para manter a credibilidade da marca.
Se um restaurante recebe muitas reclamações nas redes sociais, por exemplo, será preciso uma estratégia de marketing bem-feita para não arranhar a imagem do estabelecimento. Se uma empresa é famosa por determinada linha de produtos e passa a atuar em outra, a gestão de marca precisa trabalhar em conjunto com as outras áreas para que a credibilidade dela continue em alta.
É importante às empresas entenderem que os clientes são bombardeados diariamente por centenas de marcas, sejam elas concorrentes ou de outros segmentos, e precisam se diferenciar para chamar a atenção no meio de todas elas.
Fazendo uma gestão de marca eficiente
A marca de uma empresa não vende produtos, nem serviços, mas sim os conceitos que norteiam suas atividades. É importante salientar que uma boa gestão de marca abrange não só o público externo, mas também o interno. Afinal de contas, são esses últimos que vão divulgar e propagar os preceitos daquela marca.
É essencial que as estratégias de marketing respeitem as especificidades de cada caso e sigam quatro passos fundamentais: Buscar um diferencial, ter presença marcante, ser relevante e atender às expectativas. Sem uma boa gestão de marca, nenhuma empresa consegue se manter e conquistar novos clientes.
Agora que você já sabe da importância e das vantagens de gestão de marca no seu negócio, que tal agendarmos uma conversa para você entender melhor cada processo e como utilizá-los ao seu favor para obter melhores resultados?
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