5 benefícios do Marketing Digital para sua empresa

A internet mudou a maneira das pessoas se relacionarem. Tudo foi transformado, o jeito de conversar, de se informar e até de ir às compras. As redes sociais chegaram para revolucionar o modo como nos comportamos, mas se isso transformou a vida das pessoas, o que dizer então das empresas? Para acompanhar todas estas mudanças às empresas também se adequaram a este novo modo de relacionamento, chamado de marketing digital.

Um exemplo bem prático do que é o Marketing Digital é a constatação de que o Google é o lugar mais visitado quando se busca por um serviço, produto ou algo relacionado. O marketing digital consegue colocar em pé de igualdade as pequenas e médias empresas com as grandes, é uma espécie de democracia mercadológica. Porém saber utilizar esta ferramenta pode não ser tão complicado, mas tem seus segredos e cuidados, como vamos apresentar agora nos 5 benefícios do marketing digital para a sua empresa.

1 – Se você quer ser encontrado marque sua presença digital

A vida agora acontece nos meios digitais. Ao ter contato com uma marca os consumidores querem saber logo qual o site e em quais redes sociais pode encontrá-la. Sua empresa precisa ter uma presença consistente, mas ter uma boa presença digital é muito mais do que possuir um site e algumas redes sociais.

A maneira como sua marca se posiciona também é muito importante. É através desta presença que uma empresa marca território digital na mente do consumidor como uma marca inovadora, confiável e relevante. Para isso é preciso que sua presença digital se apoie em quatro pilares: conteúdo, relacionamento, plataforma e posicionamento. Tudo isso pensado para atrair o público que você quer atingir e gerar o engajamento necessário para converter acessos em vendas. Afinal, os consumidores estão no mundo digital para se relacionarem e neste espaço, assim como na vida, se você não tem uma presença marcante corre o risco de não ser notado, pois aqui também quem não é visto não é lembrado.

2 – A persona e o engajamento

Um dos passos mais importantes no marketing digital é definir com quem você quer se relacionar. Saber qual o seu público-alvo com perguntas do tipo:
– o que eles buscam na internet?
– Qual o problema que ele está enfrentando?
– Qual a idade?
– Onde moram?
– Quem é o seu potencial cliente?
– Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
– Quais são as atividades mais comuns que ele realiza?

Quanto melhor você definir a persona com a qual vai se relacionar, mais chances de engajamento você terá. 
O grande diferencial do marketing digital em relação ao tradicional é o poder de interatividade. Agora, além de sua marca atrair com conteúdo criativo, o digital permite uma troca de experiências, uma via de mão dupla consumidor – marca. E nesta interatividade, laços são criados e fortalecidos. Neste cenário de extrema concorrência isso é essencial para manter-se na mente do consumidor e transformar esta lembrança em engajamento.

3- A jornada de compra

Antes do marketing digital, a jornada de compra seguia uma lógica linear. O cliente tomava conhecimento através de um anúncio, ia até a loja física e lá dentro tomava a decisão e, no caso de se decidir pela compra, efetivava o pagamento. Hoje esta equação já não é tão simples, pois o cliente tem a possibilidade de pesquisar pela web, visitar lojas virtuais, se apresentar na loja para provar e conhecer produtos. Fazer comparativo de características e dos preços dos produtos. Ainda bem que o marketing digital facilita toda essa jornada, pois muitas vezes basta visitar o Facebook, o Instagram, blogs, hotsites, lojas virtuais e etc. Quanto mais interessante o conteúdo e mais marcante a presença digital, mais fácil será à tomada de decisão do cliente. Afinal um cliente sem dúvidas e objeções, não é só um consumidor é um defensor da sua marca.

 

4 – Fidelização do cliente

O momento que a venda se concretiza não é o fim, é um novo começo que pode estimular uma nova compra ou até a famosa indicação da sua marca através do marketing que anteriormente chamávamos de boca a boca. Agora com as mídias digitais este boca a boca, é olho a olho, ouvido a ouvido, tato a tato, pois agora tudo se tornou mais rápido e interativo, como já mostramos anteriormente. Em seguida chegamos ao processo de fidelização do cliente, através de várias ferramentas e canais você mantém um relacionamento mais próximo com o seu cliente, mostrando a relevância dele e também que conhece com precisão o seu perfil e os seus desejos. Neste processo podem ser também oferecidas vantagens exclusivas pra que ele se sinta valorizado e se torne um defensor e indicador de sua marca. Portanto o processo de fidelização vai além de manter o cliente satisfeito, é praticamente a garantia de sucesso da sua organização, pois um cliente parceiro é, no mínimo, a garantia de um relacionamento duradouro.

 

5- Autoridade da marca

Isso é mesmo que se tornar uma referência no segmento que atua. Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo é o meio pelo qual uma empresa resolve suas dúvidas, esclarece seus conceitos e mostra que domina os assuntos do mercado. É assim que sua organização ganha à confiança do cliente e se torna uma referência, pois sua organização passa a ser usada como referência nos meios digitais, nos veículos de comunicação e até pela concorrência. Para conseguir ser uma marca de autoridade pesquise sobre 4 temas bem relacionados com o Inboud Marketing: estratégia de conteúdo eficiente, diferenciação da concorrência, defensores da sua marca e prestígio no Google. Este último tema é a maior evidência que sua marca conquistou autoridade, pois esta nas primeiras posições nos resultados de busca do Google significa que sua marca é referência no mercado. Para comprovar faça uma busca no Google por Antares Agência de Marketing Digital, Propaganda e Vendas.

Agora que você já sabe da importância e das vantagens de aplicar o Marketing Digital no seu negócio, que tal agendarmos uma conversa para você entender melhor cada processo desses e como utilizá-los ao seu favor para obter melhores resultados?
Agende uma vista conosco ou entre em contato com a gente pelos nossos canais de comunicação.

Nossos contatos: 

Email:  antares@antarescom.com.br
Telefone: 83 2106 0123
Redes Sociais: @antarescomunicacao / @antarescom / @instantares

Compartilhe com um amigo esse conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
X
Threads