Marketing offline são estratégias de marketing tradicionais que você pode utilizar fora da internet, para conquistar a promoção e propagação dos seus produtos e serviços.
Conheça 16 estratégias para divulgar sua empresa sem depender da Internet.
1. Flyers
Flyers são uma das melhores e mais fáceis maneiras de colocar o seu nome no mercado, pois são extremamente efetivos no que diz respeito a divulgação de um serviço ou produto.
A qualidade do material e da impressão serão fatores decisivos no momento em que o potencial cliente irá ler a informação. Portanto, invista em matérias de qualidade.
2 . Parcerias
Parcerias não são muito fáceis de formar, porém necessárias para o sucesso de qualquer estratégia de negócio.
O segredo aqui é formar parcerias que sejam mutuamente benéficas. Você gera valor para o seu parceiro e o seu parceiro retribui o valor para você, gerando ótimos resultados para o negócio.
3 . Discursos voluntários
Trabalhe seu marketing pessoal. Seja voluntário para discursar em eventos relacionados ao seu mercado de atuação, aproveitando o momento para divulgar a sua marca.
4 . Eventos para networking
Participar de eventos é uma forma agradável e eficaz de estabelecer novas conexões. Além de promover o networking de maneira espontânea e atrair visibilidade possibilitando expandir seus negócios com clientes promissores.
5 . Conferências gratuitas
Aproveite conferências e eventos gratuitos e promova os seus serviços ou produtos. Esses eventos são uma ótima vitrine e também oferecem um grande potencial de networking.
6 . Jornais e Revistas
Divulgar em jornais e revistas ainda é uma boa alternativa. Você deve saber selecionar as publicações que oferecem o melhor custo benefício na sua região e para o seu público-alvo.
7. Programa de referência
Através de uma campanha, o atual cliente recebe uma recompensa caso consiga convencer alguém a usar os seus produtos ou serviços, por meio da recomendação direta. Essa é uma excelente maneira de atrair novos clientes.
8 . Embalagens personalizadas
Empacotar ou embalar um produto de forma personalizada ajuda na representação dos valores do produto e da marca.
9. Propaganda por Telefone
A maioria das pessoas não gosta de receber mensagens de telemarketing ativo, mas isso não deve impedir sua empresa de utilizar esse mecanismo. Se utilizado de forma criativa e sem importunar o cliente, pode render bons frutos.
10. Rádio
Da mesma forma que os jornais e revistas, a divulgação em rádios é bem comum e tradicional. As rádios comunitárias e pequenas na sua região podem obter resultados mais eficazes.
11. Mala Direta
Para ter sucesso com mala direta você precisa atrelar a ela uma forma de captação dos contatos. Você deve enviar mala direta para os consumidores realmente interessados em seus produtos e serviços.
12 . Brindes
Pense em algo que será realmente útil para seu cliente e que tenha a ver com a atividade da sua empresa. As pessoas adoram receber mais do que aquilo que elas estavam esperando, e o brinde cumpre o propósito de encantar o cliente.
13. Cupom de desconto/ Cartão Fidelidade
Cupom de desconto é uma ferramenta prática para manter e atrair novos clientes, porém é importante que você se certifique que os descontos estejam de acordo sua estratégia. O mesmo funciona com o cartão fidelidade: este é um aliado excelente na sua estratégia, pois baseia-se no princípio da recompensa e transmite a sua gratidão para seus clientes.
14. Busdoor
Busdoor nada mais é do que uma propaganda impressa que fica atrás dos ônibus. É menos conhecido que o outdoor, mas sua vantagem é que não é estático, possibilitando um maior número de visualizações do seu anúncio.
15. Cartões de visita
Os cartões de visita são uma das mais simples e populares formas utilizadas por empreendedores, empresários e profissionais liberais para divulgarem seus produtos e serviços.
16. Ações Socioambientais
As empresas possuem um papel fundamental perante a sociedade – os consomidores estão cada vez mais atentos à postura dos negócios em relação ao meio ambiente e à comunidade. Realizar ações socioambientais é uma forma muito eficiente de divulgação do seu negócio, ao mesmo tempo que promove o bem comum.
Estas 16 estratégias são apenas uma mostra de todo o potencial criativo que pode ser explorado em prol do marketing offline da sua empresa. Ficou interessado? Então entre em contato com a gente para pensarmos nas melhores ações para o seu negócio!