O mundo vem mudando constantemente e a forma como nos relacionamos com as coisas e com as pessoas segue o mesmo movimento.
A internet surgiu a mais de 20 anos e hoje, está ligada a tudo que a gente faz.
E o Marketing não ficou de fora dessas mudanças. Pelo contrário, teve que se adequar a essas transformações temporais e de comportamento. Migrou dos canais tradicionais de comunicação e emergiu nessa nova atmosfera criada pelos ambientes digitais.
Assim surgiu o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing consiste em um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Ou seja, para ter mais sucesso e bons resultados na internet, suas estratégias de marketing devem cada vez mais parecerem com imãs (e atrair) e menos com alertas (que distraem).
O Marketing Tradicional ou Outbound Marketing, não foi esquecido e nem muito menos jogado de lado. Pelo contrário, caminha lado a lado com o inbound marketing, se adaptando a cada novo modelo de negócio que surge.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing se baseia no conceito de atração e tem o objetivo de puxar os usuários de ambientes digitais, como blogs, sites, redes sociais e aplicativos para algum conteúdo próprio e que tenha relevância para esse usuário.
Com isso, você gera autoridade sobre temas e assuntos ligados ao seu negócio e tornará a jornada do seu público-alvo até você mais direta e consistente.
Dessa maneira, você consegue construir a confiança da sua marca, facilitar a venda e fidelizar o consumidor a ficar do seu lado no futuro, o que é o sonho de todo bom empreendedor.
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
Estratégias baseadas em Inbound Marketing visam oferecer conteúdos relevantes e que agreguem de fato algum valor para o público-alvo.
Esse modelo não só amplia a quantidade do público que você pode alcançar como atrai diretamente uma audiência qualificada. Ou seja, as pessoas que estão procurando, ou estão interessadas em produtos/serviços fornecidos pela sua empresa.
Essa prática aumenta sua aproximação com os clientes.
Como você estará oferecendo conteúdos que realmente ajudarão em algo do cotidiano deles, como dicas ou tutoriais sobre algum assunto, seu público estará mais disposto a ouvi-lo e aceitar as recomendações que você tem a fazer.
Dessa forma você não só ganha a confiança, porque fez por merecer, como se tornará referência e assim, sempre que eles precisarem de algo tomarão a decisão de procurá-lo primeiro.
Diminuição do seu Ciclo de Vendas
Ciclo de Vendas é o tempo que a sua empresa gasta para fechar uma venda de fato, desde o primeiro contato até o fechamento do contrato, considerando todas as etapas da jornada.
Quanto mais tempo você leva para transformar um lead em um cliente, maior é o seu ciclo de vendas e também o seu custo de aquisição.
Quando sua empresa adota estratégias que ajudam a estreitar seus laços com seus clientes e diminuir o seu ciclo de vendas, o negócio começa a se tornar mais rentável, já que o custo de aquisição diminui e você pode utilizar o dinheiro economizado para outras atividades.
Diminuição de Custos
O Inbound Marketing também ajuda na redução dos gastos da empresa, já que é mais barato do que as estratégias de Marketing convencionais.
O melhor é que essa redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente.
Etapas do Inbound Marketing
O Inbound Marketing trabalha com 5 estágios e esse formato permite um desempenho claro e eficiente da estratégia elaborada para o negócio. São elas:
1. Atrair: A primeira coisa que o inbound marketing visa é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante.
2. Converter: o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda.
3. Relacionar: As pessoas que converterem através dos conteúdos publicados em seus canais se tornaram seus leads e você começará um relacionamento com elas. Quando estiverem preparadas e entenderem que precisam do seu produto, chegou a hora da venda.
4. Vender: depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda. Aí é só negociar da maneira certa e fechar o contrato.
5. Analisar: Essa é a hora de verificar o que deu certo ou não nas suas estratégias e melhorar os pontos necessários para que os resultados positivos não parem de chegar.
Além do mais, a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio.
E então? Acha que o Inbound Marketing funciona para o seu negócio? Que tal implantá-lo agora mesmo?
Esperamos que tenha ajudado. Até a próxima!
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